Presidente do TRT-20 participa do Encontro Local do Programa Justiça 4.0 do CNJ
- Publicado: Quinta, 10 Março 2022
Foi realizado nesta quarta-feira, dia 9/3, no Tribunal de Justiça de Sergipe, o Encontro Local do Programa Justiça 4.0 e Plataforma Digital do Poder Judiciário. O evento foi coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve como participantes o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.
O Desembargador Presidente do TRT-20, Fabio Túlio Correia Ribeiro compareceu ao evento acompanhado dos servidores Mônica Oliveira Barreto, Assessora de Gestão Estratégica e Marcos Xavier de Almeida Barretto, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A Justiça 4.0 compreende projetos específicos, a exemplo do Balcão Virtual e do Juízo 100% Digital, que são desenvolvidos e fortalecidos com o propósito de facilitar a prestação jurisdicional e reduzir despesas, por meio da transformação digital ampliando a celeridade e a eficiência.
A promoção da transformação digital Justiça 4.0 é a Meta Nacional 10 para o Poder Judiciário, assim como o estímulo à inovação, que é a Meta Nacional 9, as quais buscam a atualização tecnológica dos órgãos judiciais.
No início da reunião, o Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Fabio Túlio Correia Ribeiro agradeceu a generosidade e gentileza do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Edson Ulisses de Melo, cumprimentou as autoridades presentes e falou sobre a urgência em atender o cidadão no Judiciário. “Atualmente qualquer eletroeletrônico coletado no mercado, em um mês é copiado pela concorrência. E todos nós, servidores públicos ou não, homens e mulheres de boa vontade, trabalhamos contra a contingência de dar respostas consequentes às demandas sociais cada vez mais urgentes, respostas essas que deveriam ter sido dadas desde ontem. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região comparece aqui neste encontro profundamente honrado para dizer que o maior espanto do pensamento é o sofrimento humano e sendo a justiça social como é, saúda o Programa Justiça 4.0, mas ergue humildemente a voz desta tribuna para dizer que este ou qualquer outro não pode deslembrar do homem, de sua carência e do seu sofrimento, assim como da mulher”, disse.
O Secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça, Marcus Livio Gomes, salientou que um dos eixos da Gestão do Ministro Luiz Fux é a inovação e tecnologia e que as visitas ao Tribunais visa fortalecer o intercâmbio para um trabalho mais colaborativo e, assim, uma prestação de serviços mais eficaz e efetiva. "Estamos na era da tecnologia, mas não podemos esquecer o ser humano, aquele que está atrás da tela com demandas que precisam ser atendidas. Nossos encontros com os diversos Tribunais visam a troca de ideias e tecnologias para que ofereçamos à sociedade uma Justiça mais eficiente e célere. O Poder Judiciário brasileiro investe mais de um milhão de reais em TI e, por vezes, essas tecnologias por não serem convergentes, deixam de ser aproveitadas. A ideia é que esses sistemas públicos sejam aproveitados, compartilhados, e agreguem à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br)", explicou o Secretário Marcus Livio.
Durante o encontro, o Juiz Auxiliar do CNJ, Fábio Porto, apresentou a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e os resultados das reuniões de acompanhamento do desempenho dos Tribunais ao Programa Justiça 4.0.
Ascom TRT-20 com informações do TJSE