• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho (Programa Trabalho Seguro) promove hoje, 9 de setembro, uma live para marcar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A transmissão ao vivo será realizada às 10h, no canal oficial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no YouTube.

As inscrições ainda estão abertas e as pessoas inscritas que participarem do evento receberão certificado com carga horária de 2 horas.

Palestrantes

A pós-doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), professora Nubia Elizabette de Jesus Paula, irá apresentar o painel “Racismo Estrutural e Mercado de Trabalho”. Também participa da live o professor titular no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Heloani, que irá abordar o tema "Suicídio no trabalho. O que o assédio tem a ver com isso?".

A live também contará com a participação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira, com a coordenadora do programa, ministra Delaíde Miranda, e com o diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (CEFAST) ministro do TST, Breno Medeiros.

Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro foi escolhido como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram a campanha “Setembro Amarelo”.

Segundo essas entidades, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida por ano no país, e esse número chega a um milhão de pessoas em todo o mundo. Especialistas apontam as doenças mentais e o uso de substâncias como as causas para as pessoas cometerem o suicídio.

Com o objetivo de informar a sociedade sobre o tema, a ABP e CFM produziram a cartilha “Suicídio: Informando para prevenir”.

Homenagem

Durante o evento haverá uma homenagem à médica, professora e pesquisadora Margarida Maria Silveira Barreto, que faleceu no dia 3 de março. A médica foi uma das pioneiras no Brasil nos estudos sobre assédio moral e sexual, saúde mental e violência no trabalho, tendo escrito diversos artigos e livros, além de ter participado de eventos sobre os assuntos.

Ascom TRT-20, com informações CSJT