• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Roda de Conversa com tema “Saúde mental e trabalho: prevenção ao suicídio”, realizada na sexta-feira, 30/9, no auditório da EJUD-20, encerra a campanha Setembro Amarelo no âmbito do TRT da 20ª Região (TRT-20). Na oportunidade, o desembargador Thenisson Santana Dória, gestor regional do Programa Trabalho Seguro no TRT-20, atuou como mediador do evento, fazendo uma reflexão acerca da necessidade de se manter atento aos sinais nas relações, a fim de tornar o mundo melhor.

A “Comunicação não violenta e o quanto isso pode favorecer as relações interpessoais” e “Como a empatia pode salvar vidas” foram alguns dos temas abordados na Roda de Conversa pela advogada Adriana Oliveira Fontes, reconhecida palestrante que trata de assuntos voltados para o desenvolvimento humano.

“Esse evento foi realizado na perspectiva de fechar o ‘Setembro Amarelo’, então eu trouxe o debate sobre a ‘Comunicação não violenta’ sob a ótica de observarmos os efeitos do assédio moral na saúde mental das pessoas e, principalmente, de contribuirmos para o fortalecimento das relações interpessoais”, afirmou a advogada.

Já o psicólogo e psicoterapeuta Wilson Bispo Fonseca buscou desmistificar a saúde mental e abordou, também, o tema da prevenção do suicídio, deixando dicas de como ajudar pessoas, a exemplo de um colega de trabalho.

“É importante observar mudanças no padrão de comportamento. Se é uma pessoa muito expansiva que, de repente, começa a falar pouco, mal cumprimenta outras pessoas, começa a ter dificuldades naquilo que fazia com maestria… são vários detalhes que a gente vai observando e é extremamente relevante tentar se aproximar e acolher, ver o que está causando essa tristeza na pessoa. Porque ter tristeza e frustração é normal, mas como lidamos com isso é que é o mais importante”, afirmou Wilson Bispo Fonseca.

O psicólogo do TRT-20, Thiago Bomfim, também participou da Roda de Conversa. “Fui convidado para ser um representante aqui do Tribunal no evento, para ajudar os participantes a refletirem sobre a saúde mental e a prevenção do suicídio na dinâmica do trabalho. Não foquei nada muito específico, mas trouxe essas questões para além da psicologia no campo econômico, social e muito mais”, disse ele.

Texto e fotos por Moema Lopes (Ascom TRT-20)