Março azul: câncer do intestino é uma doença que precisa de atenção
- Publicado: Quinta, 02 Março 2023
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20) apoia a campanha Março Azul que tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer de intestino (colorretal).
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer colorretal atinge homens e mulheres de forma semelhante, sendo a incidência um pouco maior na população masculina. Em geral afeta pessoas adultas, principalmente a partir dos 50 anos, e é muito raro em crianças.
Sintomas
Por vezes, o câncer colorretal é uma doença silenciosa, em que o paciente não apresenta qualquer tipo de sintoma inicialmente. Quando há presença de sinais da doença, eles podem variar de acordo com o tamanho e o local afetado. Em geral, incluem:
- mudanças no funcionamento do intestino, como diarreia ou constipação;
- inchaço abdominal;
- presença de massa no abdômen;
- cólicas abdominais;
- dor ou desconforto abdominal;
- mudanças na aparência das fezes;
- sangue nas fezes;
- ao eliminar fezes, o paciente continua com a sensação de peso no ânus, como se não tivesse terminado de evacuar;
- anemia;
- cansaço;
- fadiga;
- perda de peso.
Fique atento e na suspeita de qualquer sintoma, procure um médico especialista/ gastroenterologista cirúrgico. O câncer de intestino tem cura. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura. E mesmo após a cura, é feito um rigoroso acompanhamento com consultas e exames para evitar ou detectar um possível retorno do câncer. Fazer tal monitoramento é imprescindível para identificar recidivas precocemente.
A Campanha Março Azul é uma realização da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (Sbcp) e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). As instituições estão alinhadas com os trabalhos do Instituto Nacional do Câncer e de outras Sociedades, além de grupos para o enfrentamento do câncer de intestino (colorretal) e principalmente para a disseminação de informações sobre prevenção e rastreio da doença.
Ascom TRT-20