• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Acontece em Aracaju, desde quinta (27/7) até esta sexta-feira (28/7), o I Encontro Nacional de Gestores de Polícia Judicial dos Tribunais Regionais do Trabalho. Promovido pela Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), o evento é uma realização conjunta com os desembargadores presidentes membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). A abertura do evento foi realizada pelo presidente do TRT-20 e da CPSI, desembargador José Augusto do Nascimento e pela presidente do TRT da 9ª Região (TRT-9) e do Coleprecor, Ana Carolina Zaina. Em seguida, o Coral da 20ª Voz fez uma apresentação de boas-vindas aos participantes do Encontro.

“Sem a liderança da nossa presidente do Coleprecor, Ana Carolina, e sem a ajuda dos desembargadores presidentes de TRTs, que compõem esta Comissão de Segurança, nada disso seria possível. Então, neste primeiro momento quero agradecer a todos os colegas pela possibilidade de viabilizar a realização desse encontro. Nós sabemos, pela experiência da vida, que uma pessoa sozinha não realiza nada, mas, quando procura realizar seus sonhos ao lado de pessoas que comungam com a mesma finalidade, tudo acaba acontecendo”, declarou o desembargador José Augusto do Nascimento.

Além dele e da presidente do Coleprecor, compuseram a mesa do evento os(a) presidentes de TRTs, membros(a) da CPSI do Coleprecor, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva (TRT-11), desembargador Paulo Roberto Ramos Barrionuevo (TRT-23), desembargadora Nise Pedroso Lins de Souza (TRT-6), desembargador José Ernesto Manzi (TRT-12), desembargador Durval César de Vasconcelos Maia (TRT-7) e o coordenador do Comitê de Segurança Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldraff (TRT-9).

“A grandiosidade desse evento é de uma relevância significativa para o momento pelo qual passa o Poder Judiciário. Presidente José Augusto, antes de saudá-lo pelo seu aniversário, gostaria de agradecer ao coral porque a Justiça é a mais bela forma de fazer arte, e a arte, a Justiça e o Poder Judiciário entrelaçam-se porque onde não houver sensibilidade e compaixão, a palavra fere e ela não deve ferir”, afirmou a desembargadora Ana Carolina Zaina, em seu discurso na abertura do Encontro.

A magistrada acrescentou, ainda, que a Polícia Judicial deve agir de forma preventiva. “Não desejamos esperar nenhum incidente para que possamos agir. Então, este evento visa debater e verificar o estado da arte da Justiça do Trabalho em todo Brasil, no tema da segurança institucional, e traçarmos, nós do Colégio de Presidentes e Corregedores, além de um diagnóstico que já foi feito pelo CNJ, aquilo que precisamos em termos de orçamentos, de capacitação e de quadro de servidores, de modo a podermos levar à Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Eu sei que é um anseio de muitos, ao menos meu, que haja um mundo melhor no quadro de urgências da Polícia Judicial com um incremento de orçamento”, acrescentou a presidente do Coleprecor.

No primeiro dia do Encontro Nacional de Gestores de Polícia Judicial dos Tribunais Regionais do Trabalho, foram debatidos temas como “A importãncia da Polícia Judicial nos TRTs”, “A criação da CPSI (Estatuto do Coleprecor)”, “Regulamentação Aplicável à Polícia Judicial - Normas do CNJ, do TST, do CSJT e dos TRTs”, “A formação de agentes de Polícia Judicial”, “A formação do Agente de Polícia Judicial - A Experiência do TRT-6” e a “A Polícia Judicial e o TST/CSJT”.

Por Moema Lopes
Ascom TRT-20