Autoridades da JT prestigiam posse do Ministro Barroso na presidência do STF
- Publicado: Sexta, 29 Setembro 2023
Presidente do TRT-20, desembargador José Augusto do Nascimento, ao lado da corregedora-geral da Justiça do Trabalho,
ministra Dora Maria da Costa, e dos amigos ministro do TST Guilherme Augusto Caputo Bastos e do presidente do TRT-11,
desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, ao final da solenidade no STF.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), desembargador José Augusto do Nascimento, a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Augusto Caputo Bastos, o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva e outras autoridades da Justiça do Trabalho participaram, na tarde de quinta-feira, 28/9, da cerimônia de posse da nova gestão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sediados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso assumiu a Presidência do STF e do CNJ e o ministro Edson Fachin, assumiu a Vice-Presidência das duas instituições do Poder Judiciário.
A sessão solene das posses, transmitida em tempo real pela TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube, foi prestigiada por diversas autoridades do sistema de Justiça brasileiro e contou com a apresentação musical da renomada cantora da Música Popular Brasileira (MPB), Maria Bethânia, que cantou o Hino Nacional Brasileiro.
Presidência do STF e CNJ
O ministro Luís Roberto Barroso é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional, tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Ainda em sua vida acadêmica lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB). Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro e advogado constitucionalista. Como advogado participou de grandes julgamentos no STF, como a defesa da Lei de Biossegurança, reconhecimento das uniões homoafetivas e interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.
Vice-Presidência
Integrante da Suprema Corte desde junho de 2015, o ministro Edson Fachin assumiu a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Advogado e acadêmico, foi professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em Direito em 1980. Tem mestrado e doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado no Canadá. Participou como pesquisador convidado do Instituto Max Planck, em Hamburgo, na Alemanha, e foi professor visitante do King’s College, em Londres. Luiz Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS).
Ascom TRT-20
(com informações do STF)












.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)