• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Encerrada na manhã de quinta-feira, 21/3, a campanha “Elas em Pauta 2024 - Lugar de Mulher é onde ela quiser”, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) do 1º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE). O evento, promovido em três datas, 8, 14 e 21/3, teve como objetivo buscar solução, por meio de conciliações, em processos que envolvam mulheres.

Segundo a coordenadora do Cejusc, juíza Júlia Borba Costa Noronha, a campanha no TRT/SE foi encerrada com êxito. “Só na pauta do terceiro dia, tivemos mais de 50% de acordos em valores expressivos, principalmente envolvendo processos de execução. Este tipo de campanha tem demonstrado que, quando o Tribunal se engaja em alguma política pública ou alguma ideia de coletivização da conciliação, saímos lucrando, porque os resultados são muito mais importantes e expressivos do que os da pauta cotidiana”, pontuou.

Conforme dados apresentados, a ação totalizou 84 audiências realizadas, dentre elas, 46 resultaram em acordo, o equivalente a um montante de R$ 577.392,83, o que representa um percentual de 58% de processos conciliados pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do 1º grau.

A magistrada acrescentou sobre a importância do engajamento e atenção dos Cejuscs às políticas promovidas pela Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc) sobre conciliação na Justiça do Trabalho. “Estamos sempre abertos a esse tipo de promoção de conciliação. Tivemos ótimos resultados”, finalizou Júlia Noronha.

Elas em Pauta

Idealizada pelo TRT da 6ª Região (Pernambuco), a campanha “Elas em Pauta” foi adotada em 2024 pela justiça do trabalho sergipana. A ação foi promovida pelo Cejusc do TRT/SE com o apoio do Subcomitê de Equidade e Diversidade do Regional, em valorização à mulher.

Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE