Dia Nacional do Braille - 8/4
- Publicado: Segunda, 08 Abril 2024
Braille é um sistema universal de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual. Foi criado pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida é do ano de 1837.
No Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado em 8/4, em alusão à data de nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do País e responsável por trazer o método para o país. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 12.266/2010.
O Braille é uma ferramenta que proporciona autonomia ao cotidiano de pessoas cegas ou com deficiência visual. Está presente nas embalagens, nas placas, na sinalização, nos mapas táteis, em listas, cardápios, bem como nos serviços bancários e espaços de cultura e lazer.
O Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) salienta para uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e os seus os direitos, além da importância da produção de obras em relevo, para proporcionar iguais oportunidades de leitura e aprendizado e, por fim, a integração da pessoa cega no mercado de trabalho e na sociedade.
Breve Histórico
Nosso país foi o primeiro da América Latina a adotar oficialmente o sistema, inaugurando o Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854. Nessa escola, na década de 1870, teve início a produção de livros em Braille.
Feita apenas de forma tátil, da esquerda para a direita, a leitura Braille alcançou muitos avanços ao longo do tempo. Atualmente, além da leitura no papel, também é possível ler utilizando uma Linha Braille, um equipamento que pode ser conectado ao computador ou celular e que exibe a informação contida na tela.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde, Brasil Escola e Poder 360