Café com Cejusc: diálogo sobre conciliação é realizado no TRT/SE
- Publicado: Sexta, 19 Abril 2024
Evento foi uma ação preparatória para a Semana de Conciliação Trabalhista 2024
Uma manhã dedicada ao diálogo sobre conciliação foi realizada nesta sexta-feira, 19/4, no Café com Cejusc, promovido pelos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE). O evento é uma ação preparatória para a 8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de maio em todo o país.
Magistrados(as), advogados(as), partes e sociedade civil participaram do encontro com o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e do Cejusc do 2º grau, Thenisson Santana Dória, e com a coordenadora do Cejusc do 1º grau, juíza Júlia Borba Costa Noronha, que explanaram sobre suas experiências com conciliações na Justiça do Trabalho. O encontro aconteceu no auditório da Escola Judicial (Ejud-20) e contou com o apoio da chefe de Divisão de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Josiani Lyrio de Oliveira Fonseca e servidores(as) da unidade.
Na abertura, o presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento, afirmou que no ano de 2023, o Regional conseguiu injetar na economia sergipana quase 325 milhões de reais, por meio dos serviços realizados pelos magistrados(as) e servidores(as) de todas as unidades.
“Grande parte dessa verba vem do trabalho do Cejusc, uma unidade judiciária que tem por objetivo a conciliação, um bem para todos: advogados(as), magistrados(as), as partes e para a sociedade, porque o futuro da Justiça do Trabalho é a conciliação. Nós trabalhamos para isso. Jamais poderia deixar de prestigiar esse evento de uma unidade que muito orgulha a família TRT/SE. Parabenizo o desembargador Thenisson Dória e a juíza Júlia Borba pela realização desse evento e agradeço ao diretor da Ejud, desembargador Josenildo Carvalho por ceder o espaço da Escola, o que demonstra a união de todos”, ressaltou o presidente do TRT-20.
Para o coordenador do Nupemec, desembargador Thenisson Dória, a atuação da magistratura na conciliação é fundamental. “Nosso propósito é instituir a cultura da paz no nosso regional. Hoje o Cejusc é uma realidade, criado em 2017, com a participação direta da advocacia e das partes, que são agentes ativos que atuam em prol da conciliação, da solução do conflito por meio da pacificação e nós, como mediadores, temos por obrigação agir de modo humanizado, com empatia. É o momento em que o Poder Judiciário, quebra o seu paradigma e ouve as partes. É para isso que estamos aqui. Esse é o nosso papel enquanto mediadores. Nada melhor para nós, quando vemos a solução do processo por meio da conciliação, da pacificação. Agradeço a todos por nos auxiliarem neste evento e em especial à desembargadora Rita Oliveira, que me antecedeu à frente do Nupemec e me recebeu de braços abertos. Foi ela quem trilhou todos os espaços. Eu a estou substituindo e sigo tentando o meu melhor”, pontuou.
Em sua fala, a juíza coordenadora do Cejusc do 1º grau, Júlia Borba Costa Noronha falou sobre a importância da Semana de Conciliação Trabalhista 2024. “A semana é um momento de mapear o movimento conciliatório nacional pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). É a partir desse mapeamento que o TST detecta as necessidades dos Regionais. Teremos cinco dias de audiências e estaremos ‘a postos’ para atender a sociedade. Queremos resultados conciliatórios e, claro, auxiliar nesse mapeamento. Tivemos uma evolução muito grande no percentual conciliatório em processos de execução e devemos à advocacia. O diálogo, a aproximação e a simpatia são necessários para lidar com as pessoas e é esse o olhar diferenciado para cada processo que o Cejusc tem”, finalizou.
Compuseram a mesa o presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento; o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, desembargador Thenisson Santana Dória; a coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais (Cejusc) do 1ª grau, juíza Júlia Borba Costa Noronha; o juiz auxiliar da 8ª Vara do Trabalho (VT) de Aracaju e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra 20), Carlos João de Gois Júnior; o presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), João Alberto Santos de Oliveira, e a advogada representante da Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas (Assat), Gabriela Milano Loureiro de Souza.
8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista chega, neste ano, à sua 8ª edição com o slogan “É conciliando que a gente se entende” e acontece de 20 a 24/5.
A proposta do evento é alcançar o maior número de soluções consensuais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 6/5, pela internet, no site do TRTSE: https://www.trt20.jus.br/servicos/quero-conciliar , entrando em contato com as Varas do Trabalho onde o processo tramita, pelo e-mail cejusc@trt20.jus.br (Cejusc) ou, ainda, pelo telefone: (79) 2105-8807.
PARTICIPE!
Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE