• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na manhã de terça-feira, 3/9, aconteceu uma Roda de Conversa promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE).

O evento, aberto ao público, marcou uma manhã de troca de conhecimentos e foi uma ação preparatória para a 14ª Semana Nacional de Execução Trabalhista de 2024, com objetivo de incentivar a realização de conciliações e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Na abertura, o presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento, parabenizou as equipes do Cejusc, do Juízo Auxiliar de Execução (JAE) e da Ejud-20 pela iniciativa. “Que seja a primeira de muitas e que os frutos sejam colhidos em breve. Aqui, nosso objetivo maior é beneficiar a sociedade e o jurisdicionado. Obrigado pela participação de todos”.

O coordenador do Nupemec do TRT/SE, desembargador Thenisson Santana Dória, que conduziu a roda de conversa, destacou a importância de outras ações do Cejusc, com o mesmo objetivo de agilizar a resolução de processos. “Temos a 14ª Semana Nacional de Execução Trabalhista 2024 e o Mutirão de Conciliação Trabalhista em prol da luta da pessoa com deficiência, que acontecem nas semanas 16 a 20/9 e 23 a 27/9, respectivamente. Advogados(as) e partes ainda podem inscrever processos na pauta de conciliação dos dois eventos.  O intuito é realizar conciliações, promover a inclusão e conscientização e garantir o direito de todos. Com isso, a Justiça do Trabalho reforça a cultura da paz e a participação efetiva das partes na solução dos processos”, afirmou o desembargador Thenisson Dória, agradecendo pela união de esforços das equipes do TRT/SE e da Ejud-20, na organização do evento.

O coordenador de apoio e execução, juiz Fabrício de Amorim Fernandes, falou sobre a organização da Coordenadoria de Apoio à Execução (CAE) e sobre as ações realizadas ao longo do ano. “A Semana de Execução é apenas um momento específico na conciliação de processos de execução. A Justiça do Trabalho “pensa” na execução diariamente. A CAE coordena várias atividades, como o Projeto Arremate, as reuniões de execução, a atuação em um dos núcleos da Justiça 4.0, além do gerenciamento do trabalho dos oficiais de justiça do TRT/SE, do Projeto Garimpo e da gestão de execução”, disse o magistrado.

O coordenador do Cejusc do 1º grau, juiz Henry Cavalcanti de Souza Macedo, abordou sobre o funcionamento do Centro e as técnicas de conciliação. “No Cejusc aplicamos a negociação qualificada, que se torna mais eficaz quando uma das partes já tem intenção de conciliar. O Cejusc deve funcionar como uma porta para demandas que precisam de paciência, tranquilidade, escuta ativa e seja um ambiente acolhedor, auxiliando assim na identificação e aproximação dos interesses, juntamente com a cooperação das partes, advogados(as) e unidades", destacou o juiz.

Durante o evento, foi aberto espaço para dúvidas e questionamentos do público presente. Compuseram a mesa, o presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento; o diretor da Ejud-20, Josenildo Carvalho; o coordenador do Nupemec e do Cejusc 2º grau, desembargador Thenisson Santana Dória; o coordenador do Cejusc do 1º grau, juiz Henry Cavalcanti de Souza Macedo; o coordenador de apoio e execução, juiz Fabrício de Amorim Fernandes; o procurador do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Adson Souza do Nascimento; a presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas de Sergipe (Assat), Dayse Almeida; o presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE, João Alberto de Oliveira.

Também participaram do evento, desembargadores(as), juízes(as), promotores(as), advogados(as) e representantes da OAB/SE, representantes de empresas privadas, entidades sindicais e órgãos estaduais e municipais.

Inscrição de processo na 14ª Semana Nacional de Execução Trabalhista 2024

No TRT/SE, as inscrições para o pedido de inclusão de processos na pauta de conciliação estão abertas e seguem até o dia 13 de setembro. O pedido deve ser feito pelas seguintes formas:

  • Por e-mail do Cejusc: cejusc@trt20.jus.br
  • Pelo telefone/whatsapp: (79) 98123-5277
  • Pelo site do TRT/SE: menu vertical à direita no ícone “Conciliação” > Quero Conciliar
  • Solicitação nas Varas do Trabalho do TRT/SE

Qualquer dúvida, consulte seu(a) advogado(a) e participe!

Por Tíffany Tavares
Fotos: Moema Lopes e Tíffany Tavares

Ascom TRT/SE