• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Aconteceu na sexta-feira, 27/9, a 12ª edição do Fórum de Gestão Estratégica do TRT da 20ª Região (TRT/SE). Com o tema "Inovar é falar simples", o evento, promovido pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segest) teve abertura do presidente do Regional, desembargador José Augusto do Nascimento, no auditório da sede do TRT/SE (prédio amarelo), e contou com uma programação dinâmica com apresentações no formato TED Talks, seguidas de oficinas temáticas, ocorridas em auditórios do Regional, objetivando fomentar o pensamento estratégico, incentivar a reflexão sobre temas pertinentes e motivar os participantes a alcançarem os resultados planejados pelo Tribunal.

As apresentações no formato TED Talks e as oficinas temáticas com abordagens práticas de temas ligados à inovação, criatividade e linguagem simples foram realizadas por três palestrantes convidados: Francisco Nina, gerente de inovação do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Priscila Pereira de Souza, gerente do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Welington Samuel, assessor-chefe de Relacionamento de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TST.

A Oficina 1, com o tema "Linguagem Simples e Construção do Relatório de Gestão", foi conduzida por Francisco Nina, no auditório de Múltiplos Eventos (2º andar do prédio amarelo). De acordo com ele, não há nada mais estratégico do que falar de forma simples para a sociedade, inclusive com o relatório de gestão.

“Fazer um evento desse, focado em estratégia, em inovação, com linguagem simples, é sensacional, é tudo que precisamos. Inovar para fazermos mais e melhor, com menos esforço e com mais facilidade para o público, com a linguagem simples. O relatório de gestão, nesse caso, é um instrumento onde temos a oportunidade de mostrar para a sociedade tudo que fazemos. É uma prestação de contas e precisamos mesmo inovar no jeito de fazer para conseguir apresentar com uma linguagem que o povo tenha interesse e desperte a vontade de ler”, destacou.

Conduzida por Welington Samuel, no auditório 1 da Escola Judicial do TRT/SE (Ejud-20), a Oficina 2 teve como tema "Inovação como Instrumento de Transformação Organizacional". De acordo com ele, a atividade realizada explorou uma abordagem de design de futuros aplicada ao serviço público.

“Os participantes estão projetando cenários para um futuro pós-emergente, com um horizonte de cinco a 10 anos, ou seja, entre 2029 e 2034. Eles estão desenvolvendo cenários que consideram diferentes contextos – social, econômico, político e ambiental –, pensando em possibilidades de crescimento, colapso ou transformação. É uma forma de incentivar o pensamento estratégico. Essa atividade está alinhada com o Fórum de Gestão Estratégica, pois estamos idealizando estratégias para esse futuro e buscando antecipar possíveis problemas e crises. Pensar estrategicamente no futuro é essencial", explicou Welington Samuel.

A Oficina 3, intitulada "Simplifique Já: Tornando a Justiça Acessível", foi conduzida por Priscila Souza no auditório 2 da Ejud-20. Durante a atividade, os participantes aprenderam sobre a importância da linguagem simples e como aplicá-la no cotidiano para melhorar a comunicação, tanto com os usuários internos — servidores e magistrados — quanto com os cidadãos, que são os principais beneficiários dos serviços prestados.

"Eles estão desenvolvendo protótipos de documentos aplicando técnicas de linguagem simples e de direito visual, que utiliza elementos visuais para facilitar a transmissão da informação. O objetivo é garantir que o cidadão compreenda melhor seus direitos e deveres, o que, por sua vez, também otimiza o trâmite interno, agiliza a justiça e reduz o número de chamados. Dessa forma, todos saem ganhando — tanto o público interno quanto o externo", explicou Priscila Souza.


Por Moema Lopes
Ascom TRT/SE