• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 TRT-SE recebe consultores do Prêmio Innovare e apresenta resultados da iniciativa ‘LiquideMais’

Na manhã de segunda-feira, 28 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) recebeu a visita dos consultores do Prêmio Innovare, Carlos Augusto Monteiro Nascimento e Letícia Costa. O encontro ocorreu no Gabinete da Presidência e contou com a presença do presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, e do secretário-geral judiciário, Antônio Maurício Pereira Santos.

A visita integra o processo de avaliação das práticas inscritas na 22ª edição do Prêmio Innovare, cujo tema é “Tecnologia e Eficiência na Justiça”. Na oportunidade, os consultores vieram conhecer de perto a iniciativa LiquideMais, apresentada pelo TRT-SE. Com o slogan "Ganhe tempo, realize mais", a prática concorre na categoria Tribunal e tem como objetivo modernizar e agilizar o trâmite dos processos trabalhistas, incentivando a apresentação de demandas liquidadas. A proposta busca transformar a experiência de advogados e partes envolvidas, promovendo mais eficiência e justiça.

Durante a visita, os consultores puderam conhecer de perto as instalações físicas da Divisão de Cálculos Judiciais, setor considerado o braço operacional do programa e essencial para impulsionar a efetiva liquidação dos processos. Na ocasião, foram apresentados dados sobre os impactos positivos da campanha no primeiro semestre de 2025, como a confecção de 1.188 cálculos até o dia 25 de julho, a redução de 26,32% no número de agravos de petição interpostos no primeiro semestre deste ano, além do aumento na quantidade de processos conciliados, referentes àqueles baixados com sentença líquida e com depósito recursal.

Esses resultados refletem o fortalecimento da estrutura de apoio interno, com destaque para a criação da Coordenadoria de Apoio às Varas e Gabinetes dos Desembargadores e da própria Divisão de Cálculos Judiciais — ambas ligadas à Secretaria-Geral Judiciária. As melhorias implementadas têm contribuído de forma significativa para a redução do congestionamento, a diminuição de prazos processuais e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

A consultora Letícia Costa destacou a importância do prêmio e o rigor do processo de avaliação.“O Prêmio Innovare é um dos mais relevantes prêmios de reconhecimento do sistema de Justiça brasileiro. Ele avalia práticas que não apenas inovam, mas que efetivamente transformam a forma como o Judiciário se relaciona com a sociedade. Ao longo dos anos, o Innovare tem revelado soluções criativas, eficientes e replicáveis, vindas de todas as regiões do país, e protagonizadas por profissionais comprometidos com um Judiciário mais justo, acessível e humano.”

Ela também explicou que o processo de premiação é dividido em etapas criteriosas, que incluem análise documental, visitas in loco e avaliação por uma comissão formada por ministros, juristas, advogados e representantes da sociedade civil.

LiquideMais

A iniciativa LiquideMais foca na produção de decisões líquidas, padronização de cálculos e capacitação da advocacia trabalhista, buscando incentivar advogados(as) a apresentarem suas demandas liquidadas nos processos trabalhistas por meio do sistema PJe-Calc.

Entre as ações educativas, destaca-se a realização de um curso promovido em parceria com a Escola Judicial da 20ª Região (Ejud-20), dividido em três etapas teórico-práticas nos meses de março e maio, voltado à capacitação de advogados na elaboração de cálculos judiciais. A campanha também incluiu videoaulas, webinars, materiais explicativos e reforço técnico nas rotinas de cálculo, com o objetivo de tornar a Justiça do Trabalho mais acessível e eficiente.

Prêmio Innovare

Criado em 2004, o Prêmio Innovare reconhece práticas inovadoras que contribuam para o aperfeiçoamento do sistema de Justiça no Brasil. As práticas finalistas são visitadas por consultores especializados e avaliadas por uma comissão formada por renomadas personalidades do meio jurídico e acadêmico. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2025.

Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)