CNJ promove ‘4ª Edição do Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ n. 255/2018’
- Publicado: Sexta, 01 Agosto 2025
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, em Brasília/DF, a 4ª edição do evento “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ nº 255/2018”, com o objetivo de fortalecer e aprimorar a Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer e propor aperfeiçoamentos concretos à Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina, abordando os desafios enfrentados por mulheres no âmbito do Poder Judiciário, incluindo magistradas, servidoras, terceirizadas, estagiárias e voluntárias.
A programação contará com painéis expositivos e oficinas temáticas, em formato presencial e virtual. As oficinas ocorrerão no dia 26 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde, com destaque para temas como violência doméstica e familiar, carreira e identidade feminina, paridade de gênero no Judiciário e visibilidade da produção científica feminina.
Dentre as oficinas presenciais, que serão realizadas nos turnos da manhã (9h às 11h) e da tarde (14h às 16h), destacam-se:
- Vergonha, Medo e Culpa: Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Poder Judiciário
- Carreira e Identidade Feminina no Mundo Pós-Moderno
- A Paridade de Gênero no Poder Judiciário: Avanços e Desafios das Resoluções CNJ nº 525/2023 e 540/2023
- Cite uma Mulher: Elas Pesquisam, Comunicam e Constroem a Justiça
As oficinas on-line, realizadas das 9h às 11h, incluem ainda:
- Planejamento Financeiro e Aposentadoria, além das temáticas já citadas.
A partir das discussões, será elaborada a Carta de Brasília pela Equidade de Gênero no Poder Judiciário, que servirá de base para novas ações e políticas públicas no âmbito do CNJ.
O CNJ solicita aos tribunais o envio de ao menos uma magistrada e uma servidora para participação presencial, e o estímulo à participação on-line das demais interessadas, sobretudo daquelas atuantes nas áreas de gestão de pessoas, ouvidoria da mulher, direitos humanos e equidade institucional.
As inscrições seguem abertas até 5 de setembro de 2025 pelo link:
🔗 https://formularios.cnj.jus.br/4a-edicao-mulheres-na-justica
Os custos com passagens e diárias são de responsabilidade dos órgãos de origem, sem ônus ao CNJ.
Por Ascom TRT-SE