TRT-SE conclui primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa
- Publicado: Terça, 19 Agosto 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realizou, pela primeira vez, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Concluído em julho de 2025, o levantamento é referente ao ano de 2024 e abrange toda a organização, um instrumento essencial para medir o impacto ambiental das atividades do TRT-SE, reforçando o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade.
O inventário atende às Resoluções nº 400/2021 e nº 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi desenvolvido com o suporte do servidor Jackson Bertamoni de Lima, analista judiciário e chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRT da 13ª Região (PB). Em abril de 2025, uma oficina ministrada por ele, capacitou a equipe da Diretoria- Geral (DG), da Secretaria de Obras, Manutenção e Serviços (Somas), da Divisão de Polícia Judicial (DPJ) e da Escola Judicial (Ejud-20) para a elaboração do inventário utilizando o preenchimento da planilha do GHG Protocol, ferramenta utilizada para o cálculo das emissões de gases de efeito estufa.
Com os dados extraídos, o relatório do Inventário de Emissões de GEE 2024 foi elaborado pelo TRT-SE, por meio do Setor de Sustentabilidade em conjunto com a Somas, com o apoio do estagiário de Engenharia Civil João Victor, e passou por revisão final do instrutor Jackson Bertamoni. Em julho de 2025, o relatório do inventário foi validado formalmente na 2ª reunião do Comitê de PLS e divulgado no portal do regional.
Principais fontes de emissões
A análise detalhada dos dados revelou que as emissões fugitivas (liberações não intencionais de gases ou vapores na atmosfera) são responsáveis pela maior parcela das emissões de GEE do TRT-SE. Esse resultado decorre principalmente dos gases utilizados nos sistemas de ar condicionado da sede e das unidades do interior, que apresentam alto índice de GWP (Global Warming Potential).
Oportunidades de melhoria
O TRT-20 já realizou diversas ações em prol da sustentabilidade, a exemplo da implantação do sistema de geração de energia solar na Sede, no Fórum Dantas do Prado e também em três varas do interior do Estado. Apesar das ações já realizadas, o relatório aponta oportunidades de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Com base nos resultados, o Tribunal orienta seu Plano de Descarbonização, que visa a redução gradual das emissões, promovendo o uso racional dos recursos públicos e a proteção do meio ambiente.
O TRT-SE reforça que este é um desafio coletivo e convida toda a organização a contribuir com a redução das emissões.
Para acessar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do TRT-SE e outros materiais relacionados à sustentabilidade, visite a página da sustentabilidade do Tribunal e acompanhe os indicadores pelo Painel de Acompanhamento.
Ascom TRT-SE, com informações do Setor de Sustentabilidade