TRT-SE implanta, em fase experimental, o MaisPJe
- Publicado: Segunda, 06 Outubro 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) iniciou, em setembro de 2025, a implantação do MaisPJe, um plugin desenvolvido pelo TRT-12 (Santa Catarina) e utilizado por outros Regionais do país. A ferramenta, que amplia as funcionalidades do sistema PJe no navegador Mozilla Firefox, está em fase experimental, com acompanhamento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
Como parte do processo de implantação, foi realizada na última sexta-feira, 3, a segunda oficina de capacitação com as unidades envolvidas, abordando tanto a configuração da ferramenta quanto o compartilhamento de experiências práticas de uso.
Entre os principais benefícios do MaisPJe estão a agilização da tramitação processual, a redução de tarefas repetitivas e a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores, ao proporcionar um sistema mais prático e eficiente. A expectativa é que a inovação contribua para a celeridade processual e facilite o atendimento às demandas da sociedade.
O coordenador da Coordenadoria de Apoio às Varas do Trabalho e Gabinetes dos Desembargadores do TRT-SE, Adeilson Fernandes Chaves, citou que após a fase de testes, a ferramenta será gradualmente expandida para todas as unidades de 1º Grau do Regional.
Atualmente, o MaisPJe está em uso experimental na 1ª e 3ª Varas do Trabalho de Aracaju, na Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória e no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º Grau. A ferramenta facilita a organização e o gerenciamento das rotinas de trabalho ao automatizar tarefas repetitivas. Um exemplo é a juntada de documentos, que no PJe exige cerca de dez cliques e, com o MaisPJe, pode ser feita com apenas um.
O diretor da Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória, Mário de Oliveira Neto, explicou que a extensão vem sendo utilizada na unidade há pouco mais de 20 dias, inicialmente por ele próprio, após a realização das configurações necessárias. “A ferramenta tem contribuído para ganhos de produtividade, redução da quantidade de cliques e maior agilidade na prática dos atos processuais, especialmente relacionados a convênios e despachos”, informou Mário.
O diretor da 1ª Vara do Trabalho de Aracaju, Paulo Henrique Cavalcante Silva, ressaltou o entusiasmo da unidade com a chegada do MaisPje. Ele explicou que, inicialmente, os computadores foram configurados para o diretor e o subdiretor, e já é possível perceber ganhos de tempo e qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Com a redução de cliques nos processos, conseguimos produzir mais. Nas oficinas, trocamos ideias sobre as configurações, aprendemos com os colegas e compartilhamos experiências”, destacou, acrescentando que a expectativa é expandir o uso da ferramenta para todos os servidores da vara, que também aguardam a novidade com bastante entusiasmo.
Clique aqui e conheça mais funcionalidades do MaisPJe
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)