• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 Estudantes_do_CEETI_de_Riachuelo_conhecem_funcionamento_da_Justiça_do_Trabalho_em_visita_ao_TRT-SE_DESTAQUE.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) recebeu, nesta quinta-feira, 16, a visita de 115 alunos do ensino médio do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral (CEETI) Professora Maria de Lourdes Gois, do município de Riachuelo. A atividade faz parte de um programa do Tribunal voltado a estudantes de escolas públicas, privadas e universidades, com o objetivo de apresentar o funcionamento da Justiça do Trabalho, a estrutura administrativa da 20ª Região e fortalecer o aprendizado e a cidadania dos jovens.

Durante a visita, os alunos conheceram as Varas do Trabalho, localizadas no Complexo Judiciário Trabalhista, e participaram de uma apresentação do diretor-geral do TRT-SE, Sérgio Matos, que explicou o papel da Justiça do Trabalho na defesa dos direitos dos trabalhadores e empregadores, e a organização do tribunal. Os estudantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre temas trazidos de suas próprias vivências.

“Esse programa tem o propósito de desenvolver a cidadania. Os universitários veem na prática como funciona a Justiça do Trabalho, e os alunos do ensino médio conhecem a estrutura e podem se inspirar para, no futuro, se tornarem colaboradores da Justiça, como advogados, magistrados, servidores ou cidadãos interessados. Um aluno de Riachuelo estar aqui, vivenciando tudo isso, é uma experiência que certamente não esquecerá”, ressaltou Sérgio Matos.

O professor Josivaldo, que acompanhou a turma, reforçou a relevância da visita para o aprendizado. Segundo ele, os estudantes do primeiro ano do ensino médio, que também participam do curso de segurança do projeto de ensino em tempo integral do Estado, estudam legislação trabalhista, ética e relações interpessoais. “Era fundamental que eles conhecessem a estrutura e os profissionais que defendem o trabalhador. Essa vivência complementa o aprendizado e pode despertar o interesse da juventude em seguir carreira no Judiciário sergipano”, afirmou.

Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)