• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 05112025_855.jpg

Com o tema “Transição justa e mudanças climáticas”, o evento será realizada nesta quinta e sexta-feira e vai reunir magistrados, servidores, pesquisadores e especialistas da área.

A capital amazonense será o centro das discussões sobre mudanças climáticas, justiça social e responsabilidade socioambiental com a realização do 10º Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho, nos dias 6 e 7 de novembro. Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), a edição deste ano vai abordar o tema “Transição justa e mudanças climáticas”.

O objetivo é promover reflexões sobre o papel da Justiça do Trabalho diante dos desafios climáticos, garantindo a proteção dos direitos dos trabalhadores e das comunidades mais impactadas como povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Com a presença de representantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do CSJT e dos 24 TRTs, o encontro reunirá magistrados, servidores, pesquisadores e especialistas da área.

A programação inclui painéis temáticos, oficinas, apresentações de boas práticas e uma imersão na Comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, a aproximadamente 65 km de Manaus (AM). Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas locais que conciliam geração de renda e preservação ambiental.

Para saber mais, acesse a página do evento.

Amazônia no centro do debate global

Para o presidente do TRT-11 (AM/RR) e conselheiro representante da Região Norte no CSJT, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, o encontro marca um momento histórico, sobretudo porque a Amazônia ocupa hoje o centro do debate global. O evento ganha relevância ainda maior às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém (PA), no mês de novembro.

“Receber este encontro em Manaus é motivo de grande orgulho para o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e para toda a Região Norte. Discutir sustentabilidade e transição justa a partir da perspectiva amazônida é uma oportunidade única de mostrar que é possível conciliar desenvolvimento, proteção ambiental e justiça social", disse. "Nós, da Justiça do Trabalho, temos um papel essencial nesse processo, especialmente na defesa dos trabalhadores e das comunidades que vivem os impactos diretos das mudanças climáticas”, completou.

Serviço

10º Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho

Local: Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano (Rua Ferreira Pena, 546 – Centro, Manaus/AM) e Comunidade Tumbira (RDS Rio Negro)

Datas: 6 e 7 de novembro de 2025.

Por CSJT, com informações do TRT da 11ª Região (AM/RR)