• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 11112025_Destaque_correição.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) concluiu, nesta terça-feira, 11, a Correição Ordinária no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT). Os trabalhos, conduzidos pelo corregedor e presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, tiveram início na segunda-feira, 10, e tiveram como objetivo verificar a regularidade dos serviços prestados, além de promover a uniformização de procedimentos e atividades.

Durante a correição, o desembargador Josenildo parabenizou a equipe do Cejusc-JT pelos resultados alcançados, destacando as pautas temáticas e o aumento expressivo dos valores conciliados em 2025. “Quero parabenizar toda a equipe do Cejusc-JT pelo comprometimento e pelos resultados obtidos. O trabalho desenvolvido tem refletido diretamente na eficiência e na efetividade da conciliação no nosso Regional”, ressaltou o presidente.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT-SE, desembargador Thenisson Santana Dória, enfatizou o espírito colaborativo e a importância do trabalho conjunto.

“O que se vê aqui é o compromisso de cada um e cada uma com sua função e com o propósito de disseminar a cultura da paz em nossa regional. Agradeço ao juiz coordenador do Cejusc de 1º Grau, Dr. Henry, aos juízes supervisores que por aqui têm passado, e aos advogados trabalhistas. Somos um todo, não há protagonismo. É um trabalho coletivo, e numa semana de conciliação, todos se unem para alcançar os melhores resultados. Só gratidão”, destacou.

O juiz coordenador do Cejusc de 1º Grau, Henry Cavalcanti de Souza Macêdo, agradeceu à equipe pelo empenho e destacou o avanço das metas e da cultura da conciliação no Regional. “Precisamos agradecer à equipe. Em 2025, alcançamos 7.200 audiências e movimentamos cerca de 26 milhões de reais. Esses resultados só são possíveis porque todos acreditam no trabalho e se engajam para torná-lo cada vez mais eficiente. Implementamos novas rotinas e ferramentas para tornar o processo e as audiências mais propícios à conciliação. É um avanço contínuo, que fortalece a cultura do diálogo e beneficia toda a sociedade”, afirmou.

Representando a advocacia trabalhista, a vice-presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (Assat), advogada Milka Correia Leite do Espírito Santo, destacou a importância da parceria entre o Cejusc-JT e os profissionais da advocacia. “Mesmo sendo uma atividade interna, a correição também reflete o cuidado do Tribunal com a advocacia, que faz parte da engrenagem que movimenta o trabalho. No Cejusc, percebemos um esforço além do habitual. A equipe é comprometida e atenciosa, o que torna o ambiente mais harmonioso e acolhedor. A advocacia sente esse empenho e gentileza no atendimento e nas audiências. Só temos a agradecer”, declarou.

Ao final dos trabalhos, foram vistoriados 47 processos, e o secretário da Corregedoria, Fabrício Oliveira Souza, fez a leitura dos elogios registrados em ata, evidenciando o comprometimento e a eficiência da unidade.

Elogios registrados

  • Realização de pautas temáticas;
  • Aumento da quantidade de audiências realizadas no ano de 2024 (2.002 udiências a mais, que corresponde a 77,35%), o que resultou no aumento da quantidade de acordos homologados ano de 2024, no percentual de 82,44% em relação ao ano de 2023;
  • Aumento dos valores dos acordos no ano de 2024 (R$96.953.021,24) em relação a 2023 (R$ 26.633.258,02);
  • Utilização de ferramentas, a exemplo do CONCILIA-JT, e de convênios eletrônicos, como o PREVJUD, ECAC, e SISBAJUD; e
  • Treinamento constante dos servidores do setor.

Tudo isso traz uma contribuição efetiva para que o Tribunal alcançasse a Meta Nacional 1, 3 e 5 do ano de 2024, com a solução dos conflitos por meio da conciliação.

Por Ascom TRT-SE