• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Jovem Aprendiz do TRT-SE é homenageado com Prêmio Destaques do Ano em escola estadual

O jovem aprendiz do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) Lucas Rafael Silva Santos foi um dos estudantes homenageados com o Prêmio Destaques do Ano, concedido anualmente pelo Colégio Estadual Professor Benedito Oliveira, no bairro São Conrado, em Aracaju. Esta é a segunda vez que o estudante recebe a premiação, que reconhece alunos que se destacaram ao longo do ano letivo por diferentes habilidades e competências.

A cerimônia aconteceu na tarde de quinta-feira, 18, no pátio da escola, e reuniu estudantes, familiares e comunidade escolar. Além de Lucas, outros alunos da instituição também foram premiados, cada um em áreas distintas de destaque.

Segundo o diretor José Carlos de Aquino Solidade Júnior, a iniciativa busca ampliar as perspectivas de futuro dos estudantes, ajudando-os a reconhecer seu potencial e a vislumbrar novos caminhos acadêmicos e profissionais.“O objetivo é fazer o estudante entender que ele tem lugares para chegar. Muitos jovens da escola pública já enfrentam vulnerabilidade social e acabam tendo a autoestima limitada por estereótipos. Quando percebem que podem alcançar outros espaços e evoluir academicamente, entendem que podem ir muito mais longe”, disse.

A escolha dos estudantes homenageados ocorre sem caráter competitivo ou ranking. Os professores indicam os alunos que se destacaram por participação, dedicação, engajamento, liderança ou desempenho em sala, considerando que as inteligências são múltiplas e a aprendizagem deve ser ativa.

A mãe de Lucas, Raquel Santos, acompanhou a cerimônia e destacou a emoção ao ver o filho novamente entre os estudantes homenageados. “Para mim é um orgulho muito grande. Todo sacrifício que faço é pouco diante de vê-lo crescer e ser feliz”, afirmou.

O Jovem Aprendiz e sua mãe

Raquel também ressaltou as mudanças positivas percebidas desde que o filho iniciou suas atividades como jovem aprendiz no TRT-SE, experiência que, segundo ela, tem contribuído significativamente para a preparação do estudante para o futuro.

“A adaptação a uma nova rotina, com mudança de horários, ambiente e responsabilidades, não foi simples, mas trouxe importantes aprendizados. Foi um desafio para ele, mas sempre acreditei que ele conseguiria, mesmo quando ele não acreditava, por conta do autismo, das experiências de bullying e de todas as adaptações que precisou enfrentar. Hoje, vejo o quanto ele amadureceu e conseguiu se adaptar”, ressaltou Raquel Santos.

Feliz com a premiação, Lucas Rafael falou sobre como o reconhecimento contribui para fortalecer sua confiança. “Receber esse prêmio é muito gratificante. Eu nunca acreditei muito no meu potencial, mas fui incentivado a tentar. Hoje entendo que aquilo que eu via como pouco pode ser muito. Ganhar esse reconhecimento pela segunda vez me surpreendeu e me mostrou que sou capaz”, declarou.

O Programa Jovem Aprendiz integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagempara e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento social e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da formação teórica e prática, viabilizando o acesso à primeira experiência no mercado de trabalho.

Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)