Com apoio do TRT-SE, relatório do Censo da População em Situação de Rua de Aracaju é lançado
- Publicado: Sexta, 30 Janeiro 2026

Com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), foi lançado nesta quinta-feira, 29, o relatório do Censo da População em Situação de Rua de Aracaju, a partir do levantamento realizado ao longo de 2024. Inédito no município, o estudo apresenta um panorama detalhado sobre as condições de vida, o perfil social e os principais desafios enfrentados por pessoas em situação de rua na capital sergipana.
No relatório, foi registrado o agradecimento ao TRT-SE, na pessoa do desembargador Thenisson Santana Dória, atual coordenador do Comitê local PopRuaJud. “O censo é uma iniciativa inédita em Aracaju, que realizou um mapeamento da população Pop Rua. Através deste trabalho, políticas públicas poderão ser implementadas garantindo a dignidade da pessoa humana, sendo esta uma das diretrizes de atuação do Comitê Nacional do Pop Rua Jud do CNJ”, destacou o desembargador.
Além do caráter censitário, o estudo se destaca pela abordagem colaborativa, envolvendo diretamente pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua no processo de produção do conhecimento. A metodologia amplia o alcance das pesquisas tradicionais e fortalece a legitimidade dos saberes dessas populações, resultando em um trabalho com rigor ético-metodológico, horizontalidade e validação entre pares.
Grupo de Trabalho e instituições apoiadoras
O Grupo de Trabalho do Censo da População em Situação de Rua de Aracaju é composto por diversas instituições e movimentos sociais. Entre elas estão o Movimento Nacional da População em Situação de Rua – Núcleo Aracaju, a Pastoral do Povo da Rua, Associação Católica Bom Pastor, Professores, Pesquisadores e Estudantes dos Departamentos de Educação em Saúde, Psicologia e Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Assim como a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde (ambas do município de Aracaju), Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão/Ministério Público Federal, Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia – 19ª Região, Comissão de Direitos Humanos da OAB-SE, Tribunal Regional do Trabalho e a TechViz, na condição de apoiadores.
Principais dados do Censo Pop Aju
O Censo Pop Aju identificou 623 pessoas em situação de rua em Aracaju, majoritariamente homens, pessoas pretas ou pardas e adultos entre 30 e 47 anos. Parte expressiva vive nas ruas há mais de cinco anos, enfrenta situações recorrentes de violência e depende, em grande medida, de atividades informais, como a coleta de materiais recicláveis. A maioria dorme em espaços públicos, possui escolaridade básica e se concentra nas zonas Norte, Oeste e no Centro da capital, evidenciando a necessidade de fortalecimento de políticas públicas intersetoriais voltadas à inclusão social e à garantia de direitos.
Acesse aqui o Relatório do Censo da População em Situação de Rua de Aracaju 2024
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)












