• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 TRT-SE_realiza_primeira_reunião_do_PETE_em_2026_e_firma_parceria_com_a_UFS_DESTAQUE.jpg

Na manhã de quarta-feira, 28/1, os gestores regionais do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho de Migrante (PETE) no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso e juiz Henry Cavalcanti de Souza Macedo, realizaram a primeira reunião do programa em 2026. Na ocasião, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado na mesma data, foi firmada parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Durante o encontro, foi assinado o documento que formaliza a contratação da UFS para o desenvolvimento do projeto “Pesquisa a partir de informações obtidas nos Processos Judiciais do Sistema PJe”, voltado à produção de estudos técnicos sobre o Trabalho Escravo Contemporâneo em Sergipe, com base na análise de processos judiciais identificados pelo Monitor do Trabalho Decente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A contratação decorre de projeto selecionado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o trabalho escravo contemporâneo em Sergipe, contribuindo para o fortalecimento da atuação institucional da Justiça do Trabalho no enfrentamento a essa grave violação de direitos.

A pesquisa será coordenada pela professora Dra. Shirley Silveira e contará com a participação de estudantes da UFS, reforçando a cooperação entre o TRT-SE e a universidade pública.

Estiveram presentes na reunião,além dos gestores do Programa e dos representantes da UFS, os servidores(as) Edézio dos Santos e Maria Teresa Lopes de Castro. 

Ascom TRT-SE