Leonardo Alencar produz painel para nova sede do TRT
- Publicado: Quinta, 05 Outubro 2006
Foto: Ascom Leonardo Alencar: trabalho desafiador
O artista plástico sergipano Leonardo Alencar está produzindo um painel para nova sede do TRT. Intitulado "Alegoria ao Trabalho", a obra mede 6 x 2 m e já está 40% produzida. Em entrevista a ASCOM, Leonardo Alencar fala sobre sua mais nova criação.
Ascom " Como está sendo criar esse painel para Justiça do Trabalho?
Leonardo Alencar " Para mim está sendo um dos trabalhos mais desafiadores como artista. Meu risco é cair no lugar comum, seja pelas dimensões, seja em transformar a idéia de "trabalho" em obra de arte. Esta criação exige muita concentração. Quis trabalhar com a condição de esforço, da imagem do arear a terra até o trabalho unido à tecnologia. Quero valorizar desde a mulher rendeira do nosso Estado às figurações do trabalho com o uso da máquina.
Ascom " Em que fase está a obra?
Leonardo Alencar - Cerca de 40% está produzida. Na verdade criar é 90% de transpiração e 10% de inspiração. As pessoas acham que o trabalho criativo é somente inspiração. A idéia do "trabalho" requer evitar um lugar comum e dar dignidade ao assunto. Comecei a pintar o painel desde o dia 2 de setembro. A tela encomendada e já imunizada é feita de tecido especial revestido com tinta anti-fungo, pintado com duas camadas de látex.
Ascom " O que significa "Alegoria ao Trabalho"?
Leonardo Alencar - Essa obra representa algo além da realização pessoal do artista. Acredito que esse painel será uma bandeira de alerta para outras instituições, sejam elas jurídicas ou do comércio, pois os artistas não devem ser dissociados de suas criações. Humanizar prédios e ambientes de trabalho são essenciais em qualquer organização.
Ascom " Quais foram suas principais referências na composição?
Leonardo Alencar - A inspiração existe, mas ela é como um motor. A máquina não pode substituir o homem. O quadro é uma louvação ao ser humano. Temos que falar cada vez mais sobre nós e para nós. Busco valorizar a mão de obra feminina, no fazer da renda e destreza no controle dos bilros. Pinto uma mulher debruçada, como se estivesse atenta ao berço de uma criança. Quero nessa figura da obra ressaltar o aspecto materno e carinhoso que temos pelo trabalho, valorizando assim o curso da criação do homem: do campo às relações com a tecnologia.