• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

"Consulte o JusQualitas antes de desenvolver ou contratar desenvolvimento de um produto ou serviço". A recomendação é do Conselho da Justiça Federal (CJF), que passou a disponibilizar em seu site (www.jf.gov.br/jusqualitas) informações estratégicas sobre soluções adotadas para resolução de problemas que afetam o funcionamento do Judiciário. Os usuários da ferramenta são todos os magistrados e servidores interessados em aprimorar procedimentos a partir da experiência de outras unidades.

O JusQualitas " Banco de Soluções de Qualidade do Judiciário " funciona como uma base de dados, organizada pela Secretaria de Pesquisa e Informações Jurídicas do Centro de Estudos Judiciários do CFJ. O objetivo do projeto é identificar, registrar e integrar soluções, projetos, estudos, ferramentas e experiências de melhoria organizacional, implantados ou em desenvolvimento no Poder Judiciário federal e estadual. O JusQualitas vai evitar a duplicidade de projetos e o gasto de recursos públicos com a aquisição de ferramentas que poderiam ser compartilhadas.

O cadastro de projetos no sistema JusQualitas pode ser feito pelo próprio gerente ou autor. São quatro as áreas de atuação: capacitação profissional, imagem institucional, modernização da Justiça e inovação tecnológica. As soluções passarão por um Comitê de Avaliação, composto por especialistas ad-hoc, que decidirá pela conveniência ou não de sua inclusão no banco de dados. Quarenta projetos já foram selecionados e encontram-se disponíveis para consulta na internet.