• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Diretores das Varas conhecem SIGEN

Os diretores das Varas do Trabalho de Aracaju e do interior participaram, hoje, 15 de maio, de treinamento para conhecer o Sistema de Informações Gerenciais. O SIGEN foi desenvolvido pelo TRT da 7ª Região (Ceará) e permite a obtenção de informações estatísticas baseadas no e-Gestão ou específicas do Regional.

Segundo Adriano Venceslau, servidor da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) e instrutor do curso, o objetivo foi apresentar aos diretores de Vara a ferramenta que agrega as principais informações gerenciais de suas unidades e propicia um acompanhamento cada vez mais próximo do trabalho realizado por eles.

Outra vantagem é que o SIGEN retrata as informações de forma bastante atual. O trabalho executado num dia pode ser acessado já no dia seguinte. “O SIGEN coleta as informações de trabalho já registradas na base de dados, possibilitando aos gestores, por exemplo, identificar eventuais gargalos na unidade, fases que precisam de um esforço maior, processos retidos há mais tempo etc.”, explica Adriano, acrescentando que a ferramenta auxiliará ainda no saneamento dos dados do e-Gestão, a ser feito de 8 a 12 de junho.

Instrutor da parte técnica, o servidor Felipe Vieira, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), capacitou os 15 participantes quanto à utilização, à utilidade e à configuração do sistema. “O SIGEN ajuda na gestão da informação, que é o mais importante. Às vezes, acabamos não sabendo como agir por não ter determinado dado. Ele possibilita que tenhamos uma visão diária das informações de processos, o que antes era feito em 15 ou 30 dias. E, como se trata de um sistema que está sendo implantado em outros Regionais, passa mais confiança nos dados coletados”, considera.

O diretor da Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória, Bonifácio Fortes, gostou do treinamento e aprovou a ferramenta. “Tenho certeza de que, com esse novo sistema, será possível visualizar as estatísticas de uma forma muito mais prática e rápida e conseguiremos, com isso, retificar todos os problemas detectados com mais facilidade. É uma ferramenta que veio para ficar”, avalia. 

Fotos: Julie Braga/Ascom