Ejud-20 conclui módulo do PDG-2025 com curso sobre Ética, Integridade e Compliance
- Publicado: Sexta, 05 Setembro 2025
A Escola Judicial (Ejud-20) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) concluiu, nesta sexta-feira, 5, o Módulo II do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG-2025) com o curso “Ética, Integridade e Compliance”. A formação, ministrada pelo advogado e acadêmico Rodrigo Pironti, foi realizada nos dias 4 e 5 de setembro, das 8h às 13h, no Espaço de Capacitação e Inovação da Ejud-20. Participaram servidores(as) titulares de cargos em comissão (CJs), de funções comissionadas (FCs) de chefia, além de integrantes do Comitê de Ética e Integridade do TRT-SE.
O curso teve como objetivo discutir ética, integridade e compliance a partir de uma perspectiva prática. “Muito se fala sobre ética, integridade e sistemas de compliance, mas muitas vezes não se sabe como implementá-los na prática. O objetivo do curso foi justamente trazer as melhores práticas para que o plano de integridade do tribunal saia do papel e alcance os resultados pretendidos”, destacou o palestrante Rodrigo Pironti.
Rodrigo Pironti acrescentou que o Plano de Integridade do TRT-SE apresenta um mapa de riscos de integridade e que a proposta foi analisar cada um deles para identificar estratégias de mitigação, utilizando experiências nacionais e internacionais como referência.
No segundo dia do curso, o secretário de Auditoria do TRT-SE, Marcus Vinícius Reis de Alcântara, apresentou o plano de integridade do Tribunal, que serviu de base para análise e debates em grupo. Marcus explicou que a proposta foi apresentar os principais tópicos do Plano de Integridade de forma prática e reflexiva. “A ideia desse bate-papo de apresentação do Plano foi traduzir o que está no documento para as nossas ações do dia a dia”, informou.
A chefe da Divisão da Ejud-20, Andrea Barros, destacou que a Escola tem buscado constantemente oferecer capacitações voltadas ao fortalecimento da cultura institucional e à formação integral de magistrados e servidores. “O curso de Ética, Integridade e Compliance representa um marco nesse processo, pois aborda valores e práticas que sustentam a boa governança e a confiança da sociedade no Poder Judiciário. Investir nesse tipo de conhecimento é essencial para aprimorar a gestão pública, prevenir riscos e reforçar o compromisso de todos com a transparência e a responsabilidade no serviço público”, afirmou.
A programação do curso contemplou a ampliação da compreensão sobre os fundamentos da ética pública, da integridade institucional e do compliance no setor público; a instrumentalização para a identificação e mitigação de riscos éticos e de integridade na gestão; a utilização do compliance como ferramenta de gestão de riscos; a identificação e o mapeamento de riscos éticos e de integridade; a integração desses conceitos à cultura organizacional do TRT20; o alinhamento às melhores práticas de governança do Poder Judiciário; e a estruturação de um Sistema de Integridade com metodologia adequada. As horas do curso foram contabilizadas como “ações de desenvolvimento gerencial”.
Sobre o palestrante
Rodrigo Pironti possui ampla atuação nas áreas de compliance, controle interno, governança pública, licitações, contratos administrativos e proteção de dados. É pós-doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid, doutor e mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sócio e CEO do escritório Pironti Advogados e conselheiro do Conselho Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade (CNPD). Foi eleito, entre 2021 e 2025, o advogado mais admirado do país em Compliance, segundo a Análise Editorial e o Compliance On Top – Lec.
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)