• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 _DSC0663.JPG

No período de 16 a 19/8/2025, a Escola Judicial implementou treinamento do Sistema de Gestão das Escolas Judiciais (Sisejud), utilizado por diversos Regionais. O curso, com 24 horas de duração, foi destinado a servidores da Setic, área técnica, bem como das unidades negociais envolvidas com a utilização do Sistema, notadamente a Divisão da Escola Judicial e a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep).

A capacitação teve como instrutor o servidor Sílvio Lucas da Silva, do TRT da 13ª Região (PB). Sílvio é graduado em Telemática; possui especialização em Design Instrucional e mestrado em Ciência da Informação. Além disso, o servidor, que é da área de TI, é lotado na Ejud-13, que também utiliza o Sisejud, o que lhe proporciona expertise no sistema em ambos os aspectos: técnico e negocial.

O instrutor  Sílvio Lucas explicou que o objetivo do Sisejud é unificar atividades das escolas judiciais, como cadastro de cursos, inscrições, emissão de certificados e integração com o Sigep. “Antes, cada escola usava ferramentas diferentes, como planilhas ou sistemas próprios, e o Sisejud veio para simplificar o cotidiano”, disse, ressaltando ainda que a adesão de mais tribunais possibilitará novas funcionalidades e aprimoramentos. 

O curso foi uma demanda da Diretora da Escola Judicial, desembargadora Vilma Amorim, que entende ser de extrema importância o conhecimento do sistema por todos os servidores que atuam na Escola Judicial. o servidor Alexandre Carmelo Agostini, da Ejud, destacou que o sistema vinha sendo usado de forma ainda muito básica e que a proposta foi aprofundar a compreensão de sua estrutura. “Por ser uma ferramenta unificada para o cadastro de cursos, congressos e eventos, é essencial que todos saibam utilizá-la da melhor forma”, observou.

A servidora Lorena Santos Nascimento, da Segep, avaliou o curso como excelente e destacou o domínio do professor. Segundo ela, mesmo não sendo da Escola Judicial, a experiência foi fundamental para compreender a integração entre o cadastro da escola e os reflexos na gestão de pessoas, especialmente no Adicional de Qualificação. “Foi um momento de troca de ideias, inclusive com a equipe de tecnologia da informação e da gestão de pessoas, o que ajudou a estabelecer novos parâmetros de uso do sistema”, afirmou.

Por Ejud