• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Curso de reciclagem no PJe tem início hoje

Apresentar as atualizações do Pje-JT, aprimorar o conhecimento de boas práticas para a melhoria do desempenho e aperfeiçoar o lançamento de dados no processo judicial. São esses os principais objetivos do curso de reciclagem do Pje que teve início hoje, 16/11'/2015, como parte da programação da semana de capacitação para servidores.

Organizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), o treinamento é voltado aos servidores que atuam no 1º e 2ª Grau do Tribunal da 20ª Região, divididos, respectivamente, em duas turmas, entre os dias 16 e 19/11, e em três turmas, no período de 16 a 20/11, segundo as especificidades e ferramentas utilizadas nas rotinas de trabalho.

De acordo com Antônio Carlos dos Santos, instrutor das turmas do 2º Grau e servidor do TRT da 7ª Região, serão observadas as atualizações do sistema que ocorreram ao longo do último ano, totalizando 18 novas versões do PJe, além das possibilidades e limitações do sistema. “O objetivo é ganhar produtividade. Esperamos que o fluxo de trabalho interno melhore, que haja maior celeridade e agilidade processual, diminuindo os prazos internos de relatoria, conclusão e julgamentos, por exemplo”, afirma. As turmas do 2ª Grau abrangem gabinetes, secretarias de turmas e presidência.

O servidor Paulo Vidal, do gabinete do desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, mostrou-se satisfeito com o curso de reciclagem. “A expectativa é que a partir dele você tenha um conhecimento maior e possa desenvolver o trabalho com mais qualidade e consciência”, disse. Shirley Fernandes, que atua na 7ª Vara do Trabalho, conta que nesse primeiro momento já aprendeu novos mecanismos do Pje. Para ela, fazer um bom uso das ferramentas é positivo para os próprios servidores, pois melhora a rotina de trabalho.

De acordo com Francisco Otávio Costa, instrutor das turmas do 1º Grau, o principal objetivo é a uniformização dos procedimentos de secretarias. “O Pje foi unificado nacionalmente mas, às vezes, as secretarias trabalham de formas diferentes dentro de um mesmo Regional, o que normalmente ocorre porque elas desconhecem as novas ferramentas”, afirma, ele que é servidor do TRT da 7ª Região. Serão abordadas não só as ferramentas já disponíveis no Pje, mas as que serão implantadas em breve com a versão 1.11 que, segundo ele, trará mudanças relevantes.

Fotos: Layanna Machado/Ascom