1º Prêmio da Memória da Justiça do Trabalho é entregue no TRT/MS
- Publicado: Sexta, 12 Agosto 2016
Pela primeira vez em dez anos de criação, o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho realizou o Prêmio Memojutra, entregue na quarta-feira, dia 10 de agosto, no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em Campo Grande, durante o VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho.
A premiação reconhece e divulga boas práticas de instituições, cidadãos, magistrados e servidores que estejam contribuindo para a preservação da memória da Justiça do Trabalho e para a modernização e eficiência dos acervos trabalhistas. “Para comemorar esses bons resultados nesses dez anos de Memojutra, nós fizemos uma eleição mediante indicação dos membros do Memojutra de pessoas que se distinguiram neste trabalho de apoio a políticas institucionais em prol da comunidade local, da Justiça do Trabalho e das instituições democráticas que tornam o Poder Judiciário trabalhista o mais próximo do cidadão brasileiro”, esclareceu a presidente do Fórum, Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani.
Em sua primeira edição, uma instituição e quatro personalidades foram agraciadas com a medalha Memojutra, sendo elas: a Universidade Católica Dom Bosco; a Desembargadora aposentada do TRT do Rio Grande do Sul, Magda Barros Biavaschi; a Desembargadora do TRT de Pernambuco, Eneida Melo de Araújo; o coordenador do projeto de pesquisa ”Acervos da Justiça do Trabalho e a História Contemporânea de Alagoas”, Osvaldo Accioly Maciel; e o servidor aposentado do Museu do TRT do Pará e Amapá, Edmilson Ferreira da Silva.
O reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos, agradeceu a homenagem e disse que a premiação é fruto de boas parcerias, se referindo ao convênio firmado desde 2008 entre a universidade e o TRT/MS que disponibilizou quase 17 mil processos trabalhistas findos para análise dos acadêmicos sob a supervisão de professores de História, Direito, Letras, Geografia e Economia. O resultado desses oito anos de projeto é a publicação de 54 artigos científicos. “Essas parcerias fazem com que as ciências possam sempre estarem conversando entre si e gerar conhecimento não apenas para recebermos prêmios, mas, principalmente, para promover a dignidade humana”, destacou o reitor.
O Desembargador do TRT/MS, Amaury Rodrigues Pinto Júnior, disse que espera renovar e firmar outras parcerias com a universidade. “Esse acordo de cooperação, que trouxe um fruto tão bonito, foi iniciado ainda na minha gestão na Administração do Tribunal. Nós que temos que agradecer pelo empenho não apenas da instituição, mas também aos alunos que trabalharam nessa obra-prima.”
Para a Desembargadora aposentada do TRT de Pernambuco, Magda Barros Biavaschi, a premiação do Memojutra é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo TRT-6 e seus servidores. “A memória é sempre resultado dessa participação coletiva, da vontade de um grupo de construir e de manter a história viva. E esse prêmio revela que a história da Justiça do Trabalho está sendo, ao longo dos tempos, construída por juízes, advogados, procuradores, servidores, empresas, sindicatos, universidades, pesquisadores, por todos, enfim, que de alguma forma trazem algo de suas vidas para explicar a história”, concluiu.
Clique aqui para acessar as fotos do VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho.
Fonte: TRT24