• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Tribunal Superior do Trabalho foi vencedor de duas categorias no XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Dos cinco projetos que eram finalistas, o TST conquistou o primeiro lugar nas categorias Reportagem de TV, com a matéria “Os impactos de tragédias ambientais na vida de trabalhadores” e Mídia Radiofônica, com o “Programa Trabalho e Justiça”.

A premiação foi entregue na última sexta-feira (30/06), no encerramento do XIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), em Maceió (AL). O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados à Justiça do País em 14 categorias.

Projetos finalistas

Além dos dois projetos vencedores, também foram finalistas no prêmio o livro “Tribunal Superior do Trabalho – 70 anos de Justiça Social”, que ficou com o segundo lugar na categoria Publicação Especial. Além de dois trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Rádio e TV: a reportagem “Decisão inédita condena rede de exploração de crianças e adolescentes por dano moral coletivo”, na categoria Reportagem de TV; e o Programa de TV Jornada, ambos em terceiro lugar nas respectivas categorias.

Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que conquistou o primeiro lugar na categoria Mídia Digital, com a série especial “Direito do Trabalho no universo de Game of Thrones”, publicado no Facebook do CSJT. Conheça os projetos da Secom do TST e CSJT finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça:

Reportagem de TV

Na categoria Reportagem de TV, duas matérias produzidas pela Coordenadoria de Rádio e TV do TST concorreram ao prêmio. O projeto vencedor abordou os impactos de tragédias ambientais na vida de trabalhadores, relembrando alguns dos principais desastres ambientais no Brasil causado por indústrias.

A outra reportagem finalista abordou a condenação de uma rede de exploração de crianças e adolescentes por dano moral coletivo. A matéria mostra flagrantes da exploração sexual de menores, a repercussão do caso de polícia na Justiça do Trabalho e o reconhecimento da exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil, em decisão inédita do TST.

Mídia Radiofônica

O “Programa Trabalho e Justiça” também é produzido pela CRTV do Tribunal e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h50, na Rádio Justiça.  O programa informa sobre as principais notícias do Tribunal Superior do Trabalho e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e trata, em quadros especiais, dos direitos e deveres de patrões e empregados e de tudo o que acontece no universo trabalhista.

Publicação Especial

Segundo colocado na categoria Publicação Especial, o livro “Tribunal Superior do Trabalho – 70 anos de Justiça Social” foi produzido em comemoração aos 70 anos do Tribunal, sob a coordenação da Coordenadoria de Editoria e Imprensa (CEIM) da Secom do TST. A edição eterniza a trajetória do TST com histórias, lições e memórias e traz relatos de fatos e de personalidades ligados às conquistas dos trabalhadores ao longo da história. O projeto disputou com outros 18 trabalhos antes de ser selecionado entre os finalistas.

Programa de TV

Vencedor na edição passada, o Programa Jornada ficou com o terceiro lugar na edição de 2017. O programa é uma revista eletrônica criada em parceria com os 24 TRTs que enfatiza projetos, decisões, atividades culturais e artísticas da Justiça do Trabalho. É exibido pela TV Justiça nas segundas-feiras, às 19h30min, e todas as edições também ficam disponíveis no canal do Youtube do TST e do CSJT.

 

Fonte: TST