Representantes de 22 TRTs participam do 2º Encontro do Projeto Wiki Nacional em Cuiabá
- Publicado: Terça, 06 Março 2018
“A Wiki Nacional é um projeto ambicioso e que vai promover uma reviravolta nos procedimentos da Justiça do Trabalho. Vai facilitar, simplificar, tornar mais célere e, principalmente, demandar um tempo de treinamento muito menor para o servidor. Os ganhos serão inúmeros, inclusive para magistrados e mais na ponta, para o jurisdicionado”, destacou a presidente do TRT de Mato Grosso, Eliney Veloso, durante a abertura do 2º Encontro Nacional do Fluxo Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância – Wiki Nacional.
A reunião, que ocorre em Cuiabá, conta com representantes de 22 tribunais trabalhistas do país, e é um projeto que surgiu em reuniões periódicas dos secretários de corregedorias do TRTs, tendo como base a Wiki criada pelo Tribunal Superior do Trabalho para o e-Gestão e a Wiki da Justiça do Trabalho mato-grossense, que traz uma série de informações acerca das tarefas do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
As páginas do ambiente Wiki são criadas de forma colaborativa, em constante expansão e aprimoramento, que visam reunir conhecimentos e experiências sobre um tema. No caso do Projeto Nacional do Fluxo Otimizado, a ideia é estabelecer fluxos de procedimentos do Processo Judicial Eletrônico (Pje) em suas três fases, para unificar e otimizar o trabalho nas varas de todo país.
Segundo o secretário da Corregedoria do TRT de Campinas e coordenador do projeto, Vlademir Nei Suato, o projeto da Wiki Nacional é, precipuamente, um projeto de gestão do conhecimento. “Uma busca para pegar as melhores práticas, o fluxo mais otimizado de procedimentos, de forma que o servidor consiga desenvolver qualquer procedimento a partir de um fluxo que já está desenhado”, destacou.
O encontro, que vai até sexta-feira (9), teve em seu primeiro dia de atividades as considerações da secretária da Corregedoria do TRT/MT, Kalina Sampaio, que deu as boas-vindas e informações sobre a hospedagem da ferramenta da Wiki na plataforma do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do coordenador Valdimir Suato, com as considerações gerais do projeto, e também a palestra sobre Gestão e Mapeamento de Processos, a qual foi ministrada pelo chefe do Escritório de Processos do TRT/MT, Emerson Gomieiro.
2º dia
Nesta terça (6), os trabalhos serão conduzidos pela juíza auxiliar da Corregedoria do TRT de Campinas, Lúcia Zimmermann. A magistrada irá fazer a apresentação do fluxo de conhecimento e abrirá espaço para debates e, ao final, o grupo de participante do evento fará a validação.
Fonte: TRT23