TRT20 participa do desenvolvimento do projeto Wiki Nacional
- Publicado: Quinta, 03 Mai 2018
O TRT da 20ª Região está entre os Tribunais Trabalhistas engajados no desenvolvimento do projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, o Wiki Nacional. O projeto foi aprovado pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em outubro de 2017.
O objetivo é construir conteúdos na plataforma Wiki relacionados aos fluxos do Processo Judicial Eletrônico (PJe), além de modelos e ações que possibilitem a padronização de procedimentos, no âmbito da Justiça do Trabalho. A expectativa é que o projeto uniformize, simplifique e modernize o trabalho da Varas Trabalhistas de todo país.
A proposta de criação surgiu no decorrer de reuniões periódicas de secretários de Corregedoria, em Brasília, com base na apresentação de projetos implementados no TRT de Campinas e da página da Wiki-PJe desenvolvida pela Justiça do Trabalho mato-grossense. O projeto é coordenado pelo secretário da Corregedoria Regional do TRT15, Vlademir Nei Suato, e é patrocinado por oito regionais (TRT4, TRT5, TRT9, TRT11, TRT13, TRT20, TRT21 e TRT23). Os grupos de trabalho têm como temática Tecnologia, Modelos, e-Gestão, projetos e PJe.
Na primeira reunião de trabalho do projeto, realizada nos dias 28 e 29/11 em Curitiba-PR, o servidor Vlademir Nei Suato esclareceu que um dos objetivos do Wiki Nacional é otimizar o fluxo de trabalho de primeira instância, não se pensando em padronizar entendimento, mas, sim, em orientar os servidores em processos de trabalho unificados. A plataforma Wiki foi escolhida por permitir a gestão do conhecimento de forma gratuita e com participação de vários autores na construção e atualização das páginas virtuais desse grande banco de dados.
Deborah Puig Cardoso, secretária da Corregedoria do TRT20, e Fabrício Oliveira Souza, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Itabaiana, representam o TRT20 no desenvolvimento do projeto e participam de encontros que vem sendo realizados desde 2017 para a viabilização da ferramenta.
O projeto será finalizado em junho com a entrega da primeira versão. A intenção é que o conteúdo seja constantemente atualizado a partir da leitura e discussão de toda a Justiça do Trabalho, em nível nacional.