SISCONDJ é tema de treinamento para servidores do TRT20
- Publicado: Quarta, 29 Agosto 2018
Servidores do TRT da 20ª Região participaram na última terça-feira, 28/08, de treinamento sobre a utilização do Sistema de Controle de Depósitos Judiciais – SISCONDJ.
O SISCONDJ é a solução de negócio voltada para garantir a organização da informação, controle eficaz dos processos e a gestão de valores. O objetivo é reduzir tempo, otimizar recursos e fornecer as informações necessárias para dar segurança às jurisdições e ao tribunal, no processo de depósitos judiciais.
O sistema foi desenvolvido pelo Banco do Brasil em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Com a implantação desse sistema, o TRT20 dará início, a partir do dia 29/08, à emissão de alvarás eletrônicos para o Banco do Brasil.
Liliane Marcolan, assessora empresarial da Diretoria de Governo do Banco do Brasil, participou do treinamento e ressaltou que o TRT20 foi pioneiro em fazer parte do projeto de nacionalização do SISCONDJ.
“Esse sistema é o resultado de um software que foi construído junto com o TRT2 e está sendo frequentemente ajustado. Por se tratar de uma aplicação que envolve desde o nascimento do depósito judicial até o resgate, lidamos com um dos momentos mais ansiados pelas pessoas que ingressam com um processo trabalhista. Com o sistema é possível distribuir a parte do advogado e do jurisdicionado sem que nenhum deles precise se deslocar até uma instituição financeira fazer o resgate do depósito judicial”, explicou Liliane Marcolan.
O treinamento foi ministrado por Oswaldo José Costa da Silva Leme, diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, e pelos servidores do TRT20, Jarbas da Conceição Lisboa e Diego Calasans Souza Costa.
“O TRT20 é o segundo Regional a receber o sistema no Brasil. É muito importante realizarmos um treinamento para falar desse assunto, pois é uma mudança cultural no processo de trabalho dos servidores. Quando o processo é informatizado muda muita coisa. O SISCONDJ é um sistema simples, mas sensível, uma vez que trata-se de valores financeiros. Nossa proposta foi passar a experiência do TRT2, que foi o primeiro Regional a implantar o SISCONDJ, discutir, sanar dúvidas, além de receber um feedback dos servidores. Eu acompanharei, ainda, a emissão dos primeiros alvarás eletrônicos através das varas-piloto para que o pessoal possa se sentir confortável no uso do sistema nesse primeiro momento”, concluiu Oswaldo Leme.
Emissão dos Alvarás Eletrônicos para o Banco do Brasil
A implantação da nova metodologia ocorrerá em duas fases. A partir de 29/08, a 6ª e a 9ª Varas do Trabalho (varas-piloto) passarão a emitir alvarás eletrônicos para o Banco do Brasil (1ª fase). Em razão disso, será suspensa, no período de 22 a 28/8/2018, a emissão de alvarás físicos para o BB pela 6ª e 9ª Varas do Trabalho. Os alvarás físicos emitidos para o BB, pela 6ª e 9ª Varas do Trabalho, até o dia 21/8/2018, deverão ser sacados até, no máximo, o dia 31/8/2018.
As demais Varas continuarão emitindo alvarás físicos para o BB até que se inicie a 2ª fase, prevista para outubro, quando então a emissão de todos os alvarás para o BB se dará de forma eletrônica.
É importante frisar que a emissão de alvarás eletrônicos se dará somente para o BB. A emissão de alvarás para a Caixa Econômica Federal continuará acontecendo de forma física, até que o SIF passe a permitir tal funcionalidade, ainda sem data prevista.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fotos: Daniela Sampaio/Ascom