• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Baixe o aplicativo JTe e esteja sempre atualizado sobre o andamento dos seus processos
A Secretaria-Geral Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20) recomenda, tanto às partes quanto aos advogados envolvidos em processos, que baixem em seus celulares o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônico (JTe).

Desenvolvido para smartphones, o aplicativo permite que o usuário verifique a movimentação de processos, acompanhe notícias, pesquise a jurisprudência, acesse pautas de audiências e de sessões e até emita boletos bancários, entre outras facilidades.

Além disso, o JTe permite que o usuário esteja sempre atualizado sobre o andamento dos processos, pois, no aplicativo, o jurisdicionado tem a possibilidade de receber uma notificação a cada tramitação, permitindo saber, em primeira mão, se houve decisão.

O JTe foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) e é utilizado por toda a Justiça do Trabalho, sendo adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como modelo para o Poder Judiciário.

“Por meio do JTe a pessoa consegue ter toda consulta processual, pode favoritar o processo, além de encontrar a jurisprudência e ver as pautas e notícias deste Regional”, afirmou o secretário-geral judiciário, José Bonifácio Fortes Filho.

Para acessar o JTe por meio do site do TRT-20 (www.trt20.jus.br) basta o usuário seguir o caminho: Serviços < Processo Judicial < Acesso ao PJe < Manuais e EAD < Aplicativo Móvel (JTe). E, para baixar o JTe no celular, basta acessar a loja de aplicativos do smartphone e fazer o download.

Módulos

O JTe oferece nove módulos de serviços, são eles: consulta processual, processos favoritos, jurisprudência, pauta, notícias, notificações, conciliação, prazos abertos e ferramentas. Dentre esses, o módulo de conciliação é o considerado mais importante, segundo o secretário-geral judiciário do TRT-20.

“Esse é um módulo muito importante porque, por meio dele, o advogado pode propor um acordo à parte contrária, pelo Cejusc ou pelas varas do trabalho”, ressaltou José Bonifácio.

Porque baixar o App

O objetivo da Secretaria Judiciária, ao incentivar que as partes e os advogados baixem o aplicativo JTe nos celulares, é o de que haja uma diminuição das ligações para as Varas do Trabalho em busca de informações processuais.

“Hoje em dia, ao invés de usar o JTe e o Balcão Virtual, as pessoas ficam telefonando para as Varas. E cada telefonema desse impacta no andamento dos processos, uma vez que tira a concentração do servidor que faz esse atendimento. Ele para o que está fazendo para prestar informações que poderiam ser acessadas facilmente e estão disponíveis para qualquer pessoa por meio do aplicativo, ou pelo site do Tribunal”, alertou José Bonifácio.

 
Texto e foto por Moema Lopes
Ascom TRT-20