Autoridades da JT prestigiam posse do Ministro Barroso na presidência do STF
- Publicado: Sexta, 29 Setembro 2023
Presidente do TRT-20, desembargador José Augusto do Nascimento, ao lado da corregedora-geral da Justiça do Trabalho,
ministra Dora Maria da Costa, e dos amigos ministro do TST Guilherme Augusto Caputo Bastos e do presidente do TRT-11,
desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, ao final da solenidade no STF.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), desembargador José Augusto do Nascimento, a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Augusto Caputo Bastos, o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva e outras autoridades da Justiça do Trabalho participaram, na tarde de quinta-feira, 28/9, da cerimônia de posse da nova gestão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sediados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso assumiu a Presidência do STF e do CNJ e o ministro Edson Fachin, assumiu a Vice-Presidência das duas instituições do Poder Judiciário.
A sessão solene das posses, transmitida em tempo real pela TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube, foi prestigiada por diversas autoridades do sistema de Justiça brasileiro e contou com a apresentação musical da renomada cantora da Música Popular Brasileira (MPB), Maria Bethânia, que cantou o Hino Nacional Brasileiro.
Presidência do STF e CNJ
O ministro Luís Roberto Barroso é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional, tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Ainda em sua vida acadêmica lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB). Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro e advogado constitucionalista. Como advogado participou de grandes julgamentos no STF, como a defesa da Lei de Biossegurança, reconhecimento das uniões homoafetivas e interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.
Vice-Presidência
Integrante da Suprema Corte desde junho de 2015, o ministro Edson Fachin assumiu a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Advogado e acadêmico, foi professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em Direito em 1980. Tem mestrado e doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado no Canadá. Participou como pesquisador convidado do Instituto Max Planck, em Hamburgo, na Alemanha, e foi professor visitante do King’s College, em Londres. Luiz Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS).
Ascom TRT-20
(com informações do STF)