Projeto Cidadão do Futuro retoma atividades
- Publicado: Quarta, 10 Junho 2009
O Projeto Cidadão do Futuro, do TRT da 20ª Região, está de volta. Na segunda-feira (15/6), os alunos do ensino médio do Colégio Estadual José Rollemberg Leite visitarão as dependências do Tribunal. Os estudantes serão recepcionados por uma equipe de servidores e conduzidos à sessão do Tribunal Pleno, onde a desembargadora presidente Maria das Graças Monteiro Melo lhes dará as boas-vindas.
O grupo terá a oportunidade de acompanhar o caminho percorrido por uma ação trabalhista. Varas do Trabalho e gabinetes de desembargadores serão visitados. Magistrados e servidores vão contar um pouco de sua trajetória estudantil e do ingresso na Justiça do Trabalho.
O projeto
O Projeto Cidadão do Futuro começou em 2005, na gestão do desembargador Augusto César Leite de Carvalho. Vários colégios já participaram do projeto, a exemplo do Governador João Alves, Atheneu e Dom Luciano. A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX) é parceira da iniciativa, colocando em ação a linha de responsabilidade social proposta pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
O objetivo do projeto é integrar o TRT com a comunidade estudantil, de modo a esclarecer aos alunos qual o papel do Tribunal na sociedade, estimulá-los na escolha de uma carreira e apontar a possibilidade de desenvolvimento profissional através do estudo. O Cidadão do Futuro também presta noções básicas de direitos trabalhistas aos estudantes.