Página Principal
Aluno Cidadão: TRT-SE visita escola em Santana do São Francisco beneficiada com equipamentos de informática
- Publicado: Sexta, 18 Setembro 2026

Liderada pelo presidente, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) visitou, na manhã de ontem, 17, o município de Santana do São Francisco (SE). O objetivo foi conferir o novo laboratório de informática da Escola Municipal Agesislao Batista Martins Soares, estruturado a partir da doação de 10 computadores, 20 monitores e 1 impressora pelo Programa Aluno Cidadão. A iniciativa beneficia 495 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Foi gratificante ver o carinho e a organização de toda a equipe escolar, em especial no laboratório de informática, que já vem sendo vivenciado com entusiasmo por alunos e professores. Nessas visitas, testemunhamos o verdadeiro propósito do Programa Aluno Cidadão, que é dar utilidade aos equipamentos doados. Para muitos desses jovens, este é o primeiro contato direto com o universo digital. Saber que estamos ajudando a construir essa ponte para o futuro nos enche de orgulho”, afirmou o presidente do Tribunal, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho.
O Programa Aluno Cidadão integra as ações de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-SE. Sua implementação envolve uma logística rigorosa, na qual os equipamentos são selecionados, revisados, testados e preparados para doação antes de chegarem às unidades de ensino.
“Fazemos questão de ir presencialmente às escolas para ver a estrutura funcionando na prática. Todos os desafios operacionais são superados pela recompensa de acompanhar esses resultados de perto. O sentimento é de profunda gratidão por integrar o Aluno Cidadão, vivenciar a rotina da comunidade escolar e perceber os impactos diretos e indiretos dessa iniciativa. Afinal, cada computador instalado representa uma janela de oportunidades que se abre para o mundo”, destacou o secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Éder Santana Freire, presente na visita.
A diretora da unidade, Conceição Fortes, destacou que a doação transformou a rotina pedagógica e o planejamento escolar. “Organizamos um espaço adequado para acomodar bem os alunos. Há um mês, o laboratório é utilizado diariamente em tempo integral por professores de diversas disciplinas, como Matemática e Língua Portuguesa, além de oficinas de leitura e projetos do Grêmio Estudantil. Antes, a secretaria não dispunha de computadores para atender à demanda por pesquisas coletivas. Ter esse recurso disponível para todas as turmas é muito gratificante”, relatou.
Mércia de Fátima Oliveira, secretária de Educação do município, reforçou que a iniciativa permitiu criar a primeira sala de informática da escola e ressaltou o impacto no aprendizado dos estudantes. “A chegada desses computadores veio para enriquecer o nosso trabalho pedagógico e o desenvolvimento intelectual dos alunos. Hoje, o acesso à tecnologia é fundamental para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Sou muito grata pelo belo trabalho do TRT, que leva disponibilidade e entusiasmo para que os alunos aprendam mais”, concluiu.
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)






















