Instituído e regulamentado, no âmbito do TRT20, pelo ATO SGP.PR Nº 006/2021 (alterado pelo ATO SGP.PR Nº 022/2021), o Balcão Virtual é uma plataforma criada para atendimento, por videoconferência, das partes, advogados e interessados nos processos em tramitação nas Secretarias das Varas do Trabalho, bem como nas Secretarias das Turmas e no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc).
Com o novo serviço, a comunicação entre os interessados e as unidades de atendimento será promovida em tempo real, utilizando a plataforma Zoom, e funcionará durante todo o horário de atendimento ao público - em dias úteis, das 7h30 às 14h30 - como ocorre com os balcões de atendimento presencial do Tribunal.
A funcionalidade visa atender à Resolução Nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- O Balcão Virtual funcionará durante o horário estipulado de atendimento ao público (das 7h30 às 14h30), sem necessidade de agendamento prévio, de forma similar à do balcão de atendimento presencial das Varas do Trabalho
- Cada secretaria manterá uma única sala de atendimento virtual, exclusiva para o Balcão Virtual, com endereço eletrônico (URL - Uniform Resource Locator) permanente.
- A ferramenta tecnológica a ser utilizada para o atendimento no Balcão Virtual será a plataforma oficial Zoom.
- A identificação do servidor designado para o Balcão Virtual ocorrerá, na plataforma de videoconferência, mediante a indicação do prenome e de um sobrenome, bem como da secretaria da Vara do Trabalho a que está vinculado.
- Ao ingressar na reunião, o solicitante deverá aguardar a ordem de atendimento na sala de espera.
- O solicitante deverá zelar pelas condições técnicas para a transmissão audiovisual de seu atendimento, não cabendo ao Tribunal qualquer responsabilidade pelo suporte técnico do equipamento utilizado.
- Para atendimento de processos que tramitam em segredo de justiça, o advogado ou a parte deverá apresentar um documento original com foto assim que ingressar na reunião, comprovando a sua habilitação para ter acesso aos autos, ficando desde já ciente de que tais atendimentos serão gravados.
- O Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento no processo eletrônico (PJe), nem exclui a prestação de informações processuais por meio eletrônico e telefônico, sendo vedado o seu uso para o protocolo de petições.
ACESSO AO BALCÃO VIRTUAL
Seguem abaixo os links para acesso às salas de atendimento do Balcão Virtual.
Caso necessite contatar alguma das unidades, confira a lista de contatos (telefones e e-mails).
Unidades incluídas pelo ATO SGP.PR Nº 022/2021:
Unidade | Telefone | Link para o Balcão Virtual | |
1ª Turma | cdt1@trt20.jus.br | lista de contatos | https://trt20-jus-br.zoom.us/ |
2ª Turma | spt2@trt20.jus.br | lista de contatos | https://trt20-jus-br.zoom.us/ |
Cejusc | cejusc@trt20.jus.br | lista de contatos | https://trt20-jus-br.zoom.us/my/balcaocejusc |
(Página atualizada em 30/8/2021)