• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Servidores da JT recebem treinamento no Sistema PJe

Servidores da Justiça do Trabalho, integrantes da equipe técnica que está adequando o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no âmbito do Judiciário Trabalhista, vieram a Sergipe obter detalhes técnicos do sistema desenvolvido pela empresa sergipana Infox para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O treinamento está sendo conduzido pelo engenheiro de software Daniel Figueiredo, da Infox, que tem esclarecido e tirado as principais dúvidas sobre o sistema.
 
O PJe está sendo padronizado como sistema nacional de acompanhamento processual para o Poder Judiciário. O PJe já é utilizado, em fase experimental, no  peticionamento de ações em algumas unidades da Justiça Federal de 1º e 2º graus do TRF5. O projeto-piloto é resultado de um termo de cooperação assinado, em setembro do ano passado, entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e os TRFs.

O sistema permite a tramitação eletrônica de todos os tipos de ações judiciais em qualquer ramo do Judiciário e dá maior celeridade à tramitação dos processos, além de facilitar o acesso às partes, advogados e procuradores às ações.  O sistema contempla, ainda, atividades essenciais à tramitação de qualquer ação judicial, como autuação, numeração, validação e cadastro, distribuição, audiência, perícias, intimação, central de mandados, precatórios, entre outros. Além disso, proporciona mais flexibilidade à tramitação dos processos, uma vez que pode ser adaptado às particularidades do fluxo de ações.
 
Incentivo
 
Hoje pela manhã (22/10) a equipe técnica esteve com os desembargadores Graça Melo (presidente) e Jorge Cardoso (vice-presidente), do TRT de Sergipe, que deram as boas-vindas aos servidores e desejaram sucesso nos trabalhos. Os dirigentes estavam acompanhados do diretor de Coordenação Administrativa, Ary da Silva Fonseca, e do coordenador de Tecnologia da Informação, Euler Prado Rocha.
 
O grupo, composto por 12 servidores da JT que desenvolvem os trabalhos referentes ao PJe no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foi representado no evento pelos servidores Levi Mota, 20ª Região (Sergipe), Ricardo Maia, da 11ª Região (Amazonas/Roraima), Gustavo Wagner, da 13ª Região (Paraíba) e João Bosco Freitas, 23ª Região (Mato Grosso). Gustavo e João Bosco integram, ainda, o ctEngSoft-Comitê Setorial de Engenharia de Software do CSJT, que tem contribuído no processo de desenvolvimento e nos aspectos arquiteturais da aplicação.