Hino da Justiça do Trabalho completa 20 anos
- Publicado: Segunda, 15 Outubro 2018
O Hino da Justiça do Trabalho, composto por Vicente José Malheiros da Fonseca, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 8ª Região, completou 20 anos na última sexta-feira (12).
Nas palavras do compositor, “o hino, em sua grandeza cultural, reflete harmonicamente os ideais da Justiça do Trabalho e a importância dela para o Poder Judiciário brasileiro e para a sociedade”. A primeira execução da obra aconteceu em 04 de dezembro de 1998, data em que o próprio autor tomou posse como Presidente do TRT da 8ª Região.
Em 29 de fevereiro de 2012, o Plenário do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da Resolução nº 91, aprovou o hino, por unanimidade, instituindo-o para toda a Justiça do Trabalho.
Letra do “Hino da Justiça do Trabalho”
Sempre em busca de um grande ideal
No caminho do justo e da lei
Seja a meta atingir, afinal,
Tudo aquilo que um dia sonhei!
Salve, ó deusa da nossa esperança,
Apanágio do trabalhador,
Quem confia em ti não se cansa,
Vê na paz toda a chama do amor.
Cantemos em homenagem
Mantendo a nossa imagem
Na voz desta canção
Em forma de oração.
Justiça da equidade
É a tua identidade
Louvemos nossa Justiça
A Justiça do Trabalho.
Pela paz social
Esta é a nossa missão:
Dar ao povo o que é seu
Por conquista se deu
Na conciliação,
Na sentença final.
(Sempre em busca...)
Fonte: CSJT