• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 "A quantidade de conhecimento que pude absorver foi grande. Um dia maravilhoso e marcante para a minha vida".  "Já tinha ouvido falar da Justiça do Trabalho, mas não conhecia como funcionava. Foi uma experiência bem legal saber como nascem os processos". As afirmações são de Elpídio Júnior e Kamilla Oliveira, alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Tobias Barreto. Os dois fizeram parte do grupo de 35 estudantes que conheceu o Complexo da Justiça do Trabalho de Sergipe na manhã de ontem (11/11).

A visita foi mais uma ação do Projeto Cidadão do Futuro, que visa aproximar o TRT da comunidade estudantil. Uma equipe formada pelas servidoras Marta Rocha (GAPRE), Annette (ASCOM),  Artêmia (GDCF), Izonete (CGP), Alessandra Dias (GDCC) e Norma Sueli (CGP) recepcionou os estudantes e os conduziu ao Tribunal Pleno. O desembargador vice-presidente Jorge Cardoso abriu a sessão com um discurso de boas-vindas aos visitantes. "Hoje vocês conhecerão um ramo da justiça muito importante, que garante a paz social através da resolução de conflitos trabalhistas", falou.

Reunidos na Sala de Treinamento, os alunos ouviram explicação do servidor Adriano Leão (AGE) sobre o funcionamento da Justiça Trabalhista. Em seguida, o grupo foi até o Fórum Dantas do Prado, onde conheceu algumas unidades, e assistiu a audiências nas Varas do Trabalho de Aracaju. A programação se encerrou com depoimentos dados pelos servidores Ary Fonseca (DGCA) e Josafá Pereira (CGMP), que contaram um pouco de suas passagens por escolas públicas e do ingresso no TRT via concurso. O servidor aposentado Domingos Pascoal também falou sobre sua trajetória na justiça.

A estudante Isis Cavalcante considerou a visita bastante proveitosa porque teve a oportunidade de conhecer a função da Justiça do Trabalho na sociedade. "Sabia que a instituição existia, mas não a maneira como atuava", disse. Já o aluno Andreilson Santos destacou a descoberta de novos ambientes, além do escolar. "A gente só ouve falar que existe, porém hoje soubemos como a justiça é feita", afirmou.

O projeto

O Projeto Cidadão do Futuro começou em 2005, na gestão do desembargador Augusto César Leite de Carvalho. O objetivo é mostrar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e municipais o funcionamento do TRT e como atuam os desembargadores, juízes e servidores. Além disso, o projeto presta noções de direitos trabalhistas e aponta a possibilidade de desenvolvimento profissional através do estudo.

Fotos: Ascom_TRT20