• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Tribunais do Trabalho vão implantar o e-Gestão

A Justiça do Trabalho avança cada vez mais no sentido da profissionalização da gestão pública.  Sinal desses novos tempos é a implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho - e-GESTÃO, que visa à coleta de dados e informações administrativas e judiciais para tomada de decisão, notadamente para a elaboração do planejamento estratégico. "O sistema e-GESTÃO, uma vez implementado e testado pelos Regionais, substituirá o antigo sistema de boletim estatístico", diz Adriano Leão Venceslau, assessor de Estatística e Gestão Estratégica.

O e-Gestão foi criado pelo Provimento nº 01/2009, que alterou o Provimento nº 2/2008 da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, e tem como objetivo padronizar a coleta de dados de todos os tribunais, utilizando como base as Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça. O e-Gestão é capaz de estabelecer relações entre a demanda processual e a estrutura administrativa e de pessoal, além de diagnosticar pontos problemáticos na função jurisdicional.

No dia 17 de novembro ocorrerá um seminário voltado ao tema do e-Gestão, tendo como coordenador o ministro Carlos Alberto Reis de Paula e terá como principal objetivo apresentar o que foi desenvolvido no ano de 2010 para o projeto.  Segundo o ministro, "nós vamos mostrar onde estamos, pra onde caminhamos e o que queremos.

Para conhecer maiores detalhes do Sistema, trazemos uma entrevista do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, corregedor-geral da Justiça do Trabalho.