Resultados das Pesquisas de Clima e Satisfação Externa são apresentados no TRT20
- Publicado: Quarta, 28 Novembro 2018
Na tarde da última terça-feira, 27/11, gestores, servidores e magistrados participaram de uma reunião onde foram apresentados os resultados das Pesquisas de Clima Organizacional e Satisfação Externa, realizadas no TRT da 20ª Região no período de 27/08 a 14/09/2018.
As pesquisas, realizadas em parceria com a ÚNICA Soluções Estratégicas, objetivaram mensurar o nível de satisfação de servidores, magistrados, advogados e usuários, diagnosticando os fatores que mais influenciam na satisfação interna e externa.
Ao todo, participaram da pesquisa de Satisfação Externa 400 advogados, que responderam questionários estruturados e definidos previamente pela Assessoria de Gestão Estratégica do TRT20 em conjunto com a empresa especializada, além de 400 usuários (pessoas que utilizam a Justiça do Trabalho na qualidade de reclamante, reclamado ou testemunha).
O fator de satisfação externa que mais se destacou positivamente no ano de 2018 foi o atendimento, com um índice de 80,0% e 82,9% de satisfação, entre advogados e usuários, respectivamente. Já o índice geral de satisfação entre os usuários foi de 75,8% e de 73,0% entre os advogados.
Outro ponto que merece destaque é a avaliação recebida pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) do TRT20. Criado em 2017 com o objetivo de solucionar conflitos de forma participativa e solidificar a cultura da conciliação, em apenas um ano de funcionamento, o Cejusc atingiu índices de satisfação 76,1% e 83,4%, entre advogados e usuários, respectivamente.
O presidente do TRT20, desembargador Thenisson Santana Dória, ressaltou que os índices demonstrados nas pesquisas são fruto de um trabalho em conjunto. “Eu diria que podemos atribuir esses resultados tão positivos a todo o cuidado que tivemos durante a gestão e que foi algo que pôde contar com a participação de todos os diretores de setores, de varas, magistrados e os servidores em geral. Então, o nosso propósito é tão somente buscar a excelência do Tribunal e que não nos contentemos com esses números. Pelo contrário, que a gente esteja sempre buscando uma melhoria da nossa prestação jurisdicional”, completou.
Pesquisa de Clima Organizacional
A pesquisa de clima organizacional também foi realizada no período de 27/08 a 14/09/2018, e abrangeu todas as Unidades do Tribunal. A pesquisa de clima, preenchida pelos próprios magistrados e servidores de forma facultativa e sem identificação, obteve um índice de participação de 54,8%.
Dentre os 10 componentes do índice de clima organizacional, nove ultrapassaram a Meta do PEP 2018, fixada em 70,0%. O índice geral de satisfação entre servidores e magistrados em 2018 atingiu 79,4%.
Repetindo o comportamento do ano passado, o relacionamento com o gestor da Unidade foi o fator que mais se destacou em 2018, atingindo 87,6% de satisfação, seguido do fator ambiente e condições de trabalho, com 83,0%. O relacionamento com o gestor da Unidade é o fator melhor avaliado na Pesquisa de Clima Organizacional há cinco anos consecutivos, fruto do investimento no Programa de Desenvolvimento Gerencial.
Os resultados da pesquisa de clima mostram também que o teletrabalho apresenta uma tendência positiva. Em 2017 o teletrabalho apresentou índice de satisfação de 81,9%, e em 2018 obteve crescimento para 85,2%, demonstrando sua importância e evolução como ferramenta de gestão.
Para acessar os resultados das pesquisas, clique aqui.
Fotos: Catarina Gonçalves/Ascom