Esquete diverte e ensina na Semana de Conciliação
- Publicado: Terça, 30 Novembro 2010
Educar e conscientizar através do humor. Essa foi a proposta de uma divertida esquete apresentada nos corredores do Fórum Dantas do Prado, do Tribunal do Trabalho de Sergipe, na manhã de hoje (30). A pequena peça faz parte da programação elaborada pela instituição, para a realização dos trabalhos locais da 5ª Semana Nacional da Conciliação.
A esquete conta a história de seu Neno, um simpático velhinho que resolve entrar na justiça para receber o adicional noturno nunca pago em todos os anos em que atuou como vigilante noturno. Em dúvida sobre fazer ou não uma conciliação, seu Neno pede ajuda aos demais trabalhadores que aguardam suas audiências nas salas de espera das varas do trabalho.
Surgem aí mais dois personagens que se identificam como os dois lados da consciência de seu Neno, um sujeito sombrio que é contra a conciliação e a mocinha do bem que ajudará o velhinho a fazer a melhor escolha: a conciliação. Entre cenas engraçadas e educativas, os três atores profissionais, que foram contratados pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de Sergipe, vão mostrando que a conciliação, muitas vezes, é o melhor caminho.
"Chega de discussão. Vou aceitar a conciliação porque sou honesto comigo mesmo. Se eu achei justo o acordo tenho mais é que aceitar. E ainda ganho duas vezes porque amanhã, se eu precisar, sei que as portas da empresa vão estar abertas para mim", diz seu Neno no final da apresentação.
Semana
Até o dia 3 de dezembro serão realizadas audiências de conciliação nas varas do trabalho de Aracaju e do interior sergipano. Cerca de 150 magistrados e servidores estão envolvidos nas ações locais do movimento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os trabalhos locais da 5ª Semana Nacional da Conciliação foram abertos ontem (29), com a participação do Coral 20ª Voz, formado por servidores do TRT, cantando músicas relacionadas aos objetivos do evento. Outra novidade na programação é a instituição de uma placa de \'Conciliador do Ano\', que será entregue ao advogado com maior número de acordos realizados durante o período. "Faremos, ao final da semana, uma homenagem ao advogado que mais se destacar", diz a presidente do TRT, desembargadora Graça Melo.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fotos: Ascom TRT20 |