• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A palestra "Constituição e Efetivação dos Direitos Sociais" marcou a abertura, ontem (09/03), do VI Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho. Juízes, servidores, estudantes universitários, além de outros participantes, ouviram o juiz do Trabalho da 3ª Vara de Jundiaí (SP), Jorge Luiz Souto Maior, falar sobre o importante tema.
O evento, promovido pela AMATRA XX " Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região, está sendo realizado no Centro de Convenções de Sergipe e prossegue até o sábado (11/03).

"O evento tem duas preocupações centrais. A primeira é refletir sobre as alterações promovidas no Artigo 114 da Constituição Federal, pela emenda constitucional de número 45/2004. A segunda preocupação está relacionada com a pessoa humana, o trabalhador e o valor social do trabalho", disse o presidente da AMATRA XX, Ariel Salete de Moraes Júnior, em seu discurso de abertura.

O juiz do Trabalho da 2ª Vara do Trabalho de Aracaju lembrou que antigamente o trabalho era artigo para escravos e pessoas menos favorecidas e que trabalhar para nobreza e classes privilegiadas economicamente era uma afronta. "Sem percebermos incorporamos essa cultura e acabamos perfilando o trabalho e o trabalhador como algo pejorativo e preconceituosamente enxergamos como se não fôssemos nós mesmos trabalhadores, executores do trabalho. Nosso encontro aqui é um bom momento para refletirmos sobre isso", disse Ariel.