Primeira edição do PPA chega ao final nesta sexta
- Publicado: Segunda, 13 Junho 2011
| |
Foto: Ascom_TRT20 |
Os encontros foram conduzidos por 14 profissionais especialistas em áreas diversas, sendo quatro servidores ativos do TRT e 10 instrutores externos, que abordaram temas variados pertinentes à aposentadoria com enfoque mais prático ou existencial. Dentre os assuntos constam as questões legais, o mundo do trabalho e os aspectos socioculturais do se aposentar, os dilemas psicológicos, o contexto familiar, equilíbrio financeiro, saúde, lazer, empreendedorismo, possibilidades de ação cidadã, voluntária, de responsabilidade socioambiental, de expressão artística e, finalmente, a elaboração do novo projeto de vida de cada um.
Segundo a psicóloga Tatiana Ramos, o objetivo geral do PPA é agir proativamente em fatores que se manifestam com maior intensidade nos momentos que antecedem a aposentadoria, de modo a reduzir ansiedades próprias a tal fase e servir de facilitador na elaboração de novos planos, como também na reelaboração de projetos de vida. "Esperamos ter proporcionado as condições necessárias para o seu alcance, sem deixar de considerar que se trata de uma jornada muito pessoal cujos resultados variam de indivíduo para indivíduo", afirma.
Para marcar o encerramento da versão inaugural do PPA, será oferecido um brunch nesta sexta-feira, às 12h, no hall de entrada do edifício sede. Na ocasião, haverá a apresentação do coral \'20ª Voz\' e exposição dos trabalhos artísticos produzidos pelo grupo do PPA. "Convidamos todos os que participaram, respectivos familiares, demais servidores e magistrados ativos e aposentados para celebrarmos juntos o sucesso do programa", finaliza Tatiana Ramos.