5ª Vara realiza sua primeira audiência de instrução telepresencial com oitiva de testemunha
- Publicado: Terça, 21 Julho 2020
Juíza Eleusa Maria do Valle Passos
A juíza Eleusa Maria do Valle Passos, titular da 5ª Vara do Trabalho de Aracaju, realizou, na manhã desta terça-feira, 21/7, a primeira audiência telepresencial de instrução com oitiva de testemunha da Vara.
A audiência de instrução telepresencial foi designada em razão de as partes não chegarem a composição em audiência de conciliação, também telepresencial.
Para a audiência, conectaram-se à plataforma Google Hangouts Meet, por videoconferência, além da juíza e da secretária de audiência, Tamires Bomfim, os advogados das partes e a testemunha da parte reclamante no processo.
"A audiência transcorreu sem problemas, de forma muito tranquila e eficaz, garantindo celeridade ao processo. Ressalto, nesta oportunidade, a boa vontade das partes e dos advogados que participaram da audiência de instrução telepresencial, sem qualquer objeção. O patrono da reclamante, a fim de possibilitar a realização da audiência, forneceu seu escritório à reclamante e a sua testemunha, ficando em compartimentos distintos, para evitar a comunicação, sendo ressaltada por esta magistrada, em mesa, a importância do Princípio da Cooperação", destacou a juíza.
Audiências telepresenciais
As audiências telepresenciais têm valor jurídico equivalente às presenciais, asseguradas a publicidade dos atos praticados e todas as prerrogativas processuais de advogados e partes.
Em razão da pandemia da Covid-19, as atividades desempenhadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) estão ocorrendo a distância com o auxílio da tecnologia.
Desde o dia 4 de maio, as Varas do Trabalho do TRT20 puderam adotar as audiências telepresenciais, disciplinadas no ATO SGP.PR Nº 007/2020.
Ascom/TRT20