Selo Sou 100% PJe
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Dando continuidade à prestação jurisdicional, e em conformidade com o que prevê a Etapa 3 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais do TRT20, a 8ª Vara do Trabalho realizou, na última quinta-feira, 15/10, mais três audiências presenciais.

A Etapa 3 teve início dia 1° de outubro, e as primeiras audiências presenciais da 8ª Vara ocorreram no dia 8 de outubro. “Tivemos que nos organizar para ter tempo de notificar as partes”, explicou o juiz titular da Vara, Alexandre Manuel Rodrigues Pereira.

“Nós estamos fazendo audiência presencial, atendendo a requerimento das partes, para a produção de prova oral, que consiste na oitiva das partes e/ou testemunhas”, acrescentou.

O juiz informou, ainda, que a 8ª Vara está realizando quatro audiências presenciais por dia, seguindo o previsto no Plano de Retomada, que limita o horário desse atendimento das 8h às 12 horas. No dia 15/10, por exemplo, aconteceriam quatro audiências, mas uma teve de ser cancelada, por falta de notificação das testemunhas.

“Continuamos fazendo as audiências ‘unas’ de forma presencial. Quando não há produção de prova oral, o processo é encerrado para julgamento ou por conciliação, que acontece muito… Estamos conciliando bem!”, destaca o Juiz.

Por uma questão de convicção pessoal, o juiz titular da 8ª Vara entende que o juízo deve estar próximo, em função do princípio de imediatidade, “o que não é perfeitamente implementado nas audiências telepresenciais. Então, entendemos que a colheita da prova oral deve ser física, uma vez que temos algumas restrições com relação às audiências mistas”, ressalta.

Além dos trabalhos presenciais, a pauta telepresencial da 8ª Vara corre concomitantemente, com audiências remotas ou mistas, por videoconferência, conduzidas pela juíza Luciana Dória de Medeiros Chaves.

 

Ascom/TRT20