Prêmio CNJ de Qualidade
Selo Sou 100% PJe
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na manhã desta terça-feira (24/5), alunos do curso de Direito da Faculdade São Luís de França, acompanhados pelo professor Bernardo da Fonseca, realizaram visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), com o objetivo de acompanhar a prática profissional nas audiências das Varas do Trabalho, bem como a dinâmica de uma Sessão de Julgamento.

Na oportunidade, os acadêmicos assistiram à Sessão Ordinária de Julgamento da 2ª Turma, que aconteceu, de forma presencial, na Sala de Sessões do Tribunal. O desembargador Presidente, Fabio Túlio Correia Ribeiro, registrou a presença dos visitantes e deu as boas-vindas ao docente e aos discentes.

O desembargador mencionou ainda a atuação da advogada Júlia Izabel Barreto Etinger, que, para fazer a sustentação oral, precisou deixar sua filha recém-nascida no colo de uma servidora do Tribunal.

“Agradeço a visita da turma de acadêmicos de direito, coordenada pelo professor Bernardo, e destaco ainda a especial presença do esposo e da bebê da Dra. Izabel, que a acompanharam em nossa sessão”, ressaltou o desembargador Presidente.

Para o professor Bernardo da Fonseca, é fundamental para o aluno de direito conhecer a prática da discussão teórica da sala de aula. “É muito rico visualizar e perceber um procedimento processual tanto nas audiências das Varas do Trabalho como na sessão do julgamento, com a sustentação oral dos advogados. Os alunos puderam observar na prática o papel dos magistrados e a participação dos advogados na tentativa de conciliação das partes no processo”, declarou o docente.

“Foi uma manhã muito produtiva. Participamos de audiências na Vara do Trabalho, que são mais rápidas, onde pudemos perceber o mecanismo de funcionamento, a atuação do advogado e a postura do juiz. Agradecemos as portas abertas do TRT-20, o que, para nós estudantes, é muito importante para amenizar o medo do desconhecido em nossa profissão”, finalizou a acadêmica do 8º período de direito, Késia Bezerra.

Por Tíffany Tavares (Ascom/TRT-20)