• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

EJUD-20 dá início ao XXIV Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados

A Escola Judicial do TRT da 20ª Região (EJUD-20) deu início, na manhã de segunda-feira, 17/10, à XXIV edição do Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados (CIFCM). O evento, que é parte integrante do programa de formação continuada dos magistrados e magistradas que compõem a Justiça do Trabalho em Sergipe, aconteceu, neste primeiro dia, de forma telepresencial, na plataforma Zoom. A partir desta terça-feira, 18/10, até o dia 21/10 será realizado de forma presencial no auditório da EJUD-20, localizado no 2º andar do prédio-sede do TRT-20.

Na abertura da XXIV edição do CIFCM, a desembargadora vice-presidente do Tribunal, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, no exercício da Presidência, saudou os presentes, passando, em seguida, a palavra para a juíza Eleusa Maria do Valle Passos, presidente da AMATRA-20. Dando continuidade à abertura do evento, foi passada a palavra para o desembargador Thenisson Santana Dória, diretor da EJUD-20.

“Nós estamos muito felizes, sobretudo porque hoje iniciamos o curso de forma virtual e a partir de amanhã estaremos juntos, presencialmente”, afirmou o desembargador, lembrando que no decorrer dos dois últimos anos o CIFCM aconteceu de forma telepresencial. “Foi um momento difícil, que precisamos nos reorganizar e contar com a colaboração de todos os palestrantes que não podiam estar conosco presencialmente. Mas ajustamos tudo, de modo que, virtualmente, todos pudessem comparecer”, frisou o desembargador Thenisson Dória, ao desejar a todos um bom curso, ressaltando que a EJUD-20 sempre teve a preocupação de levar para o CIFCM temas novos e palpitantes, que possam enriquecer a formação da magistratura.

“Nesta edição não será diferente. Teremos cursos voltados para a atuação diária dos magistrados e, também, um assunto requisitado pela nossa Corregedoria, que é o assédio moral. Teremos, também, temas que são novidade, como o ‘crowdwork’ (trabalho terceirizado online) que é uma temática completamente nova e que todos saberão do significado através da exposição do desembargador Sérgio Nunes”, declarou o desembargador.

Também discursou na abertura do XXIV CIFCM, a Juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, coordenadora de Cursos da EJUD20. Em seguida, o desembargador Josenildo dos Santos Carvalho apresentou Platon Teixeira de Azevedo Neto, juiz do TRT-18, que ministrou palestra sobre “Convenções da OIT sobre saúde e segurança do Trabalho”.

“Estou feliz e honrado por abrir a XXIV edição do Curso de Formação Continuada dos Magistrados do TRT-20. É uma satisfação muito grande poder dar início às atividades letivas desta semana. Agradeço, também, por ter a oportunidade de tratar sobre as convenções da OIT, assunto que tenho estudado desde o meu mestrado”, disse o juiz Platon Teixeira de Azevedo Neto.

Este primeiro dia do XXIV CIFCM, que seguiu até as 18 horas, também contou com palestras do Juiz do TRT-10, Antônio Umberto de Souza Júnior, sobre “O processo do trabalho em mutação”; da desembargadora do TRT-4, Luciane Cardoso Barzotto, sobre “Direito e Fraternidade”; da juíza do TRT-6, Luciana Paula Conforti, sobre “Relações entre trabalho e gênero” e da juíza do TRT-15, Patrícia Maeda, sobre “Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho”.

Confira a programação completa do XXIV CIFCM.

Por Moema Lopes (Ascom TRT-20)