TRT-20 realiza palestra sobre racismo estrutural
- Publicado: Terça, 02 Mai 2023
Em alusão a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), realiza palestra “Racismo Estrutural: Assédio e Discriminação”, no dia 5/5, às 10h, no auditório da Escola Judicial (Ejud-20).
Com o tema “Racismo estrutura e os aspectos fundamentais da interseccionalidade de raça, cor, gênero e renda nas instituições e no dia-a-dia”, a palestra será ministrada pelo professor Eduardo Santiago Pereira.
As inscrições podem ser feitas AQUI. Ação é válida como adicional de qualificação (AQ) para os servidores(as) do Poder Judiciário Federal.
A ação está inserida na Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, instituida no âmbito do Poder Judiciário, por meio da Resolução do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) Nº 351/2021 e na política de mesma denominação, no âmbito do TRT da 20ª Região, pela Resolução Nº 031/2021.
O evento é uma realização das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Discriminação (CPEASD) nos 1º e 2º graus, sob a presidência da juíza Júlia Borba Costa Noronha e da desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, respectivamente, em parceria com o Programa Trabalho Seguro e com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20).
Semana Nacional
A Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, instituida no âmbito do Poder Judiciário, por meio da Resolução CNJ Nº 351/2021, tem o objetivo de construir uma cultura institucional de enfrentamento e superação de assédio e todas as formas de discriminação no Poder Judiciário.
Instituída pela Resolução CNJ Nº 450/2022, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação é realizada sempre em maio e inserida em agenda permanente dos tribunais. No período, os tribunais de todo o país realizam iniciativas diversificadas, como rodas de conversa, treinamentos e produção de conteúdos, entre outras, para sensibilizar as equipes sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual, e à discriminação no ambiente de trabalho.
Por Tíffany Tavares
Ascom TRT-20